Setecidades Titulo
UFABC traz ministro a Santo André
Por Valéria Cabrera
Do Diário do Grande ABC
26/09/2004 | 16:19
Compartilhar notícia


A instalação da UFABC (Universidade Federal do Grande ABC) está na agenda do ministro da Educação Tarso Genro, que vem à região nesta segunda-feira. Ele visitará o Consórcio Intermunicipal do ABC, com sede em Santo André, por volta das 12h30, almoçará na cidade e, em seguida, irá até o local onde deve funcionar a futura sede da universidade.

No Consórcio, ele irá receber o relatório com as contribuições colhidas durante as audiências públicas realizadas nas sete cidades. Esse documento será finalizado pouco antes da chegada do ministro, durante uma reunião do GT (Grupo de Trabalho) formado para discutir o modelo da universidade.

Entre as sugestões colhidas nas audiências está a implementação de cursos em diversas áreas. No encontro realizado em Ribeirão Pires, por exemplo, município que é estância turística, foi sugerido os cursos de hotelaria, turismo e artes. Já a audiência de Rio Grande da Serra, cidade localizada inteiramente em área de manancial, apontou a necessidade de cursos voltados ao meio ambiente e saúde.

Também consta das sugestões a formação de um conselho gestor que seja formado por representantes da comunidade para promover o diálogo constante entre instituição e moradores e a garantia de recursos para expansão da universidade, que inicialmente deve ter campus em Santo André e São Bernardo.

Sede – O secretário adjunto do MEC, Jairo Jorge, que confirmou a presença do ministro na região na última sexta-feira, disse que a visita ao Grande ABC é o compromisso mais importante que o ministro terá em São Paulo.

Jorge afirmou que Tarso Genro irá visitar o local que deverá abrigar a futura sede da universidade no começo da tarde, ficando na região até por volta das 15h30. Essa informação não foi confirmada pela assessoria do Consórcio, que fez o convite ao ministro. Segundo o assessor da presidência do Consórcio, Marcos Pellegrini Bandini, ainda não há uma área definida. “Existe uma orientação do governo federal para que se busque priorizar áreas do patrimônio da União. Os municípios ainda estão fazendo esse levantamento”, explicou.

Há uma semana, em visita à região, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu que no primeiro semestre do próximo ano haverá alunos estudando em uma universidade pública no Grande ABC. Para que isso aconteça, há duas possibilidades: a de as aulas já começarem na UFABC ou de os alunos se inscreverem em um braço da Ufscar (Universidade Federal de São Carlos). Duas comissões estão avaliando os dois caminhos possíveis. O resultado sairá após as eleições.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;