Cultura & Lazer Titulo Artista de rua
Respeitável palhaço

Anatólio, como é conhecido pelo público,
faz malabares, mágicas e muita graça nas ruas

Por Miriam Gimenes
20/02/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


 A personalidade de uma pessoa começa a ser composta a partir do seu nascimento. Com o passar do tempo, este ser humano vai formando várias ‘máscaras sociais’, seja para ser aceito na escola, na família ou no trabalho. Sem perceber, passa a acreditar nelas. Mas aí entra alguém para lembrá-lo de sua essência: o palhaço. “Ele não é um personagem. É a gente sem máscaras”, diz Edward Borges de Carvalho, 45 anos, de São Caetano. Anatólio, para os ‘íntimos’. “O nariz vermelho é a menor máscara do mundo. É a que menos esconde e a que mais revela”, completa.

Sua vocação em ‘tirar as máscaras’ começou na década de 1990. Ele, que já trabalhava como ator, notou que precisava de formação e deu início ao curso na Escola Livre de Teatro, de Santo André. Foi, então, para a área de animação de festas quando teve a oportunidade de se vestir, pela primeira vez, de palhaço.

Resolveu se aprofundar no ramo e fez um curso no Núcleo Pavanelli, especializado em teatro de rua e circo. E aí saiu para o ofício: passou a se apresentar em praças, vias públicas e eventos fechados. “Na rua é mais democrático, todo mundo assiste, desde o morador de rua até pessoas com mais condições. Isso me encanta”, diz Edward.

Escolheu, então, o nome artístico de Jabá, mas depois ‘registrou’ a sua certidão de palhaço como Anatólio, homenagem ao pai, já falecido. O artista costuma se apresentar, entre outros lugares, no Parque Linear da Avenida Kennedy/Tijucussu, no Bairro Olímpico, em São Caetano, na Avenida Paulista e no Parque do Ibirapuera.

ENCANTOU
Edward lembra que, quando pequeno não gostava de palhaços, porque achava que todos seguiam regras impostas pela televisão – cita o Bozo e o Carequinha como exemplos. “Via ‘Os Trapalhões’ e me encantava. Eles eram palhaços sem maquiagem. Com eles não tinha nada de politicamente correto e é disso que gosto.” Após um tempo pesquisando sobre essa arte passou a admirá-la.

Tanto que hoje faz seus números para pessoas de todas as idades e se emociona quando, ao fim do seu trabalho, é cumprimentado pelo público. “Já teve uma senhora que chegou e disse que eu havia melhorado seu dia. Isso não tem preço.”

É por isso que pede, em nome de todos os artistas de rua, que a lei que regulamenta a prática em São Caetano, que estava na Câmara para votação e voltou para o Executivo a pedido do secretário de Cultura, João Manoel da Costa Neto, seja aprovada. “Queria ter mais segurança para poder fazer o trabalho na rua, até para valorizarem mais este tipo de arte. Muitos pensam que vamos para rua porque não temos opção, mas é o contrário. É uma escolha política, para levar a arte para todo mundo.”

A proposta voltou para o Executivo, segundo a Prefeitura, para ser discutida com o novo Conselho de Cultura do município, que toma posse hoje. Uma vez avalizada, deve ir para votação em regime de urgência.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;