Eleições 2016 Titulo São Bernardo
Alex mira reverter abstenções; Morando vê maior participação

Com diferença de 62 mil votos na etapa inicial, nome do PPS crê em virada no fim; tucano critica rival

Por Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
29/10/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Candidato do PPS à Prefeitura de São Bernardo, o deputado federal Alex Manente acredita ser possível reverter o alto número de votos brancos, nulos e abstenções para mudar o cenário na cidade, que no primeiro turno apostou em seu rival, o deputado estadual Orlando Morando (PSDB). O tucano, por sua vez, ressaltou o fato de haver maior interação e divulgação na televisão das campanhas em São Bernardo, já que a Capital não registrou segundo turno.

Na primeira etapa, 38,59% dos eleitores aptos ao voto não escolheram candidatos em São Bernardo – anularam, votaram em branco ou não compareceram às urnas. No total, dos 611.786 munícipes que poderiam votar, 236.140 rejeitaram os seis prefeituráveis colocados. A diferença entre Morando e Alex no primeiro turno foi de 62.584 votos – o tucano alcançou 169.310 adesões contra 106.726 do popular-socialista.

“Tenho um sentimento. Muitas abstenções do primeiro turno vão escolher o Alex porque, além de ter propostas muito importantes para a cidade, representa um projeto alternativo aos dos principais partidos que estiveram em evidência no País. Internamente, buscamos trabalhar sob o retrospecto das viradas que ocorreram nas eleições. A decisão, ninguém sabe. São muitos eleitores que decidem o voto na última hora”, projetou Luís Ricardo Davanzo (PRB), um dos coordenadores da campanha de Alex.

O popular-socialista fez agenda na Vila São Pedro e no bairro Ferrazópolis, mesclando pedido de votos em cima de caminhão de som e no corpo a corpo. O deputado federal não retornou aos contatos da equipe do Diário para falar sobre as últimas impressões do pleito. Além dos votos brancos, nulos e abstenções, Alex optou por acolher apoios de petistas – vereadores, secretários e deputados do PT declararam abertamente que votarão no parlamentar federal amanhã.

Líder na primeira etapa, Morando destacou ampliação da atenção ao pleito de São Bernardo depois que o empresário João Doria (PSDB) venceu a eleição na Capital já no primeiro turno.

“O que vi neste segundo turno foi uma participação ainda maior da população de São Bernardo. Muito ocorreu porque a mídia da TV pôde dar mais ênfase à cobertura da cidade. Tivemos os debates. Acredito ter debatido as nossas principais propostas. O carinho e energia nesta reta final foram grandes”, analisou o prefeiturável tucano.

O deputado estadual só reclamou dos ataques recebidos do adversário. “Trabalhamos o tempo todo neste segundo turno com dedicação. Buscando levar propostas e não descansando um só minuto. Passamos por todos os bairros, respeitando a sociedade e o seus anseios. Agradecemos muito a confiança depositada no primeiro turno. Com responsabilidade seguimos fazendo a campanha. O que lamento foi o baixo nível escolhido nos últimos dias, entre eles, a adulteração de um material jornalístico”, relembrou Morando, que percorreu ruas do Grande Alvarenga ontem. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;