Setecidades Titulo
O futebol andreense escreve uma nova página
Ademir Medici
27/08/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


No passado – e estamos falando de 100 anos atrás – o futebol que engatinhava no então município único de São Bernardo – região posteriormente subdividida nas atuais sete cidades – ganhava, vez ou outra, notinhas nos jornais paulistanos. Tudo estava para ser feito por aqui, até mesmo a urbanização.

Um século depois, talvez sem ter em mente essa dimensão histórica, o futebol de Santo André reserva para este domingo a decisão do seu campeonato amador maior. O palco será o estádio principal da cidade, o Bruno Daniel. Quem ganhar leva o título da Primeira Divisão.

De um lado, o EC Guaraciaba – representando a faixa central da cidade; de outro, o União Vila Sá, representando o distrito de Utinga, num ponto geográfico que interliga Santo André, São Caetano e Capital.

O repórter Mauricio Silva passou os últimos dias à cata de histórias deste derby andreense. Foi feliz e conta tudo, em homenagem aos boleiros do hoje e em lembrança aos boleiros de todos os tempos.

Para chacoalhar o Bruno Daniel

Texto: Mauricio Silva

O Guaraciaba tentará o bicampeonato, clube que vem conquistando vários títulos seguidos. O Vila Sá traz na bagagem um título que muitos gostariam de ter, o de campeão paulista amador, láurea obtida em 2010, na ocasião com 32 equipes disputantes.

Do lado do Guaraciaba, Galego. Ex-profissional, com atuação em vários clubes nacionais, Galego, aos 42 anos, começará no banco. Ídolo da torcida, sonha em entrar no segundo tempo para, quem sabe, marcar o gol do título.

Já o Vila Sá tem uma motivação a mais: jogará em memória do atacante Toni, assassinado no início do ano por policiais militares ao ser confundido com um assaltante quando se dirigia para o trabalho.

Após a morte do atleta, o clube tomou uma atitude grandiosa: eternizou a camisa 11 que Toni envergava. Nunca mais o clube entrará em campo com esta camisa. Ela representará para todo o sempre o jogador vítima da violência urbana.

Achei a ideia muito boa. Conhecia Toni. Caráter a toda prova”, comenta Guinho, diretor do Guaraciaba.

Estes são alguns dos ingredientes em jogo na manhã deste domingo. O Guaraciaba, de 1956, representante de um bairro com pouco mais de 60 anos de existência; o Vila Sá, de 1958, também dos primórdios do loteamento, na prática uma extensão do bairro Camilópolis.

ATRAÇÃO EXTRA

Na preliminar da decisão de amanhã entre as equipes principais de Vila Sá e Guaraciaba, uma segunda decisão. Ourinhos e Ipanema disputam o Campeonato Andreense da categoria Star, com atletas acima dos 50 anos.

Algumas certezas: bom público no Bruno Daniel, numa mescla de jogadores, dirigentes e público diversificado. Toda Santo André representada. E um novo capítulo escrito da história local.

A preliminar começa às 8h45; a decisão está marcada para as 10h.

Em 27 de agosto de...

1916 – O professor José Augusto Leite Franco é homenageado pelo seu aniversário, com várias atividades em Santo André. O Grupo Escolar recebe em festa o seu diretor. Amigos inauguram o seu retrato na escola. Apresenta-se a Banda União Operária. Uma missa de ação de graças é rezada na Matriz de Santo André pelo padre Luiz Capra.

n Zé Professor, como era chamado, nasceu em 27-8-1869, na Fazenda Oratório; dirige o 1º Grupo de 1914 a 1926; falece em 4-12-1969, atropelado em São Paulo.

n A guerra. Do noticiário do Estadão: incorporação da embaixada austríaca ao patrimônio italiano.

1921 – Nasce, em São Caetano, o prefeito Oswaldo Samuel Massei.

1961 – Preso o sindicalista Philadelpho Braz, liderança dos metalúrgicos de Santo André.

1971 – Mirandolina, Mirandolina, de Goldoni, estreia no Teatro Municipal de Santo André. No elenco, integrantes do Grupo Teatro da Cidade, sob a direção de Emilio di Biasi.

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 27 de agosto de 1986 – ano 29, edição 6222

Manchete – Brasil cede na informática às pressões dos EUA

Imprensa – Pelo terceiro ano consecutivo a Grande ABC FM recebe o prêmio de rádio na categoria frequência modulada, concedida pela Associação Paulista de Críticos de Arte, fato inédito na história da entidade.

n O prêmio foi entregue ao jornalista Edson Danillo Dotto, diretor da rádio e responsável pelo Diário, em solenidade realizada no Centro Cultural São Paulo.

Hoje

Dia do Corretor de Imóveis

Dia do Psicólogo

Santos do Dia

Santa Mônica (Tagaste, atual Argêlia, 331 – Ostia, Itália, 387). Mãe de Santo Agostinho.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

Antusa Menor

Eutália

Município Paulista

Aniversariam hoje: Matão, Americana e Itobi.

Matão. Elevado a município em 1898, quando se separa de Araraquara.

Americana. Elevado a município em 1924, quando se separa de Campinas.

Itobi. Elevado a município em 1959, quando se separa de Casa Branca.

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 27 de agosto: Candói (Paraná), Correntes (Pernambuco), Ielmo Marinho (Rio Grande do Norte), Imaruí (Santa Catarina), Mauriti (Ceará), Minador do Negrão (Alagoas), Palestina (Alagoas), Santa Cruz de Goiás (Goiás), Santa Quitéria (Ceará) e São Vicente Ferrer (Maranhão).

Nas Ondas do Rádio

Viagem no tempo – Internet: www.viagemnotempo.net. Produção e apresentação: Marcelo Duarte.

n Aos domingos, Momento Jovem Guarda, das 10h às 11h.

n De segunda a sexta-feira, boletins do São Paulo de Todos os Tempos, com Geraldo Nunes. Em cinco horários: 5h, 8h, 13h, 17h e 22h.

Rádio ABC AM (1570) – Causas Nobres. Entrevista com Alexandre Bortolozzi Campeão, da Associação Beneficente São João de Jerusalém, de São Caetano. Produção e apresentação: Luiz Carlos Gimenes. Hoje, às 10h.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Memória. O Ciclo Getúlio Vargas (3). GV retorna ao poder, pelo voto direto, e é saudado com marchinhas como Retrato do Velho, de Haroldo Lobo, que diz: “Bota o retrato do velho outra vez, bota no mesmo lugar; o sorriso do velhinho faz a gente trabalhar”.

n Produção e apresentação: Miltom Parron; hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;