Setecidades Titulo Aniversário
USCS completa 48 anos e busca consolidação
Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
02/08/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Anderson Silva/DGABC


 Aos 48 anos, completados ontem, a USCS (Universidade Municipal de São Caetano) busca a consolidação. Em entrevista ao Diário, o reitor Marcos Sidnei Bassi destaca que, após a inserção da instituição de ensino no Grande ABC, expansão para a Capital e abertura de cursos como Medicina, oferecido em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, o foco passa a ser aprimorar a qualidade do ensino ofertado e dos serviços prestados à comunidade.

Para Bassi, uma das metas é melhorar as notas dos cursos disponibilizados pela USCS no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). “Tenho insistido que devemos participar da avaliação, que pode ter defeitos, há inúmeras críticas, mas é uma ferramenta importante”, considera.

Atualmente, a instituição detém conceito 3 no IGC (Índice Geral de Cursos), em escala que vai de 1 a 5. Embora satisfatório perante o MEC (Ministério da Educação), o índice –, que leva em conta a média das notas dos cursos de graduação e pós-graduação em três anos de análise – pode ser melhorado, na visão do reitor. “É o momento de consolidação. Estamos visando cada vez mais a capacitação dos docentes e dos funcionários técnicos administrativos”, observa.

Entre as conquistas destacadas por Bassi, a principal diz respeito à contribuição da universidade para o desenvolvimento regional. “Estamos tentando ser ator na região. Temos formados profissionais para atuar no mercado de trabalho do Grande ABC, além de manter parceria com a Prefeitura de São Caetano, dando acesso ao Ensino Superior para a população”, diz. O reitor refere-se ao convênio para manutenção de 537 bolsas de estudo do 100% e também de benefícios para cerca de 20 professores da rede municipal cursarem mestrado.

 

PPP

O próximo passo também inclui a consolidação de plano audacioso de construção de outro prédio no campus Barcelona (na Avenida Goiás), para a ampliação da unidade, a mais antiga em atividade. Para isso, a instituição trabalha na conclusão de edital que prevê implantar o primeiro modelo de PPP (Parceria Público-Privada) da universidade. A expectativa, conforme Bassi, é a de que o documento seja concluído até o fim do mês e publicado em setembro.

As empresas interessadas ficarão responsáveis pelos custos decorrentes do planejamento, incluindo as despesas com a elaboração do estudo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;