Economia Titulo
Imóvel no bairro Jardim valoriza 40%
Por Alexandre Melo
Paula Cabrera
20/06/2010 | 07:01
Compartilhar notícia


Alvo das construtoras, o bairro Jardim, tradicional reduto andreense, acumula valorização real de 40% nos últimos sete anos, fato intensificado pelo boom imobiliário somado à procura maior das pessoas por residências e restrição na oferta de imóveis. Outro fator é que a quantidade de terrenos na área é escassa e os disponíveis são inviáveis devido seu alto valor.

Para adquirir uma propriedade no bairro, o interessado precisará desembolsar aproximadamente R$ 4.500 por metro quadrado, estimam especialistas ouvidos pela equipe do Diário. Esse cenário faz despontar no mercado tendência de erguer torres com apartamentos de 70 m² e dois dormitórios. Os imóveis amplos com três e quatro dormitórios perdem força com o passar do tempo.

"O bairro acompanhou o desenvolvimento ocorrido nas regiões metropolitanas no Estado de São Paulo. Os terrenos são bem localizados, mas para construir o valor do empreendimento fica inviável", avalia o presidente da Acigabc (Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC), Milton Bigucci.

De acordo com o empresário, a ampla oferta de estabelecimentos de comércio e serviços torna o Jardim bastante atrativo. Sua construtora, a MBigucci entregou há um mês um conjunto com dois prédios de 20 andares na divisa com São Caetano, cujas unidades foram comercializadas no período de oito meses.

"Lançaremos em breve a terceira torre, com as mesmas características dos anteriores", comenta Bigucci.

Para a diretora da empresa de comercialização de lançamentos imobiliários Plazza Brasil Imóveis, Valéria Corrêa, a valorização do Jardim equipara-se ao da Vila Nova Conceição, na Zona Sul paulistana. Alguns apartamentos com três dormitórios na região chegam a custar R$ 350 mil. "A valorização do imóvel comprado na planta há dois anos que será entregue neste ano, considerando o acabamento, alcança 80%", garante a executiva do setor.

"O cliente de São Bernardo sonha em morar no Jardim, enquanto aquele que vive no bairro não vai para outro lugar", brinca a diretora da imobiliária, que de olho no potencial de revenda dos imóveis novos negociados com investidores lançou recentemente a Plazza Pronto.

O corretor Eduardo Bronetti acrescenta que a procura por espaços disponíveis na região cresceu. "Quase 90% das pessoas que querem morar aqui, buscam apartamentos. Isso encareceu todas as faixas de imóveis, desde para as classes mais baixas até para quem tem mais para gastar", diz.

Bronetti destaca que os apartamentos são o carro-chefe das vendas na imobiliária, com o destaque para aqueles com metragem entre 80 m² a 130 m². "É o investimento mais procurado pelos nossos clientes no bairro. Aliás, os imóveis na região são os que tem maior facilidade para comercialização", finaliza.

Cartão-postal do bairro, Figueiras se destaca

A diversidade de serviços oferecidos e a proximidade do bairro Jardim com vias de acesso para outras cidades da região - e também São Paulo - são apontados como os principais motivos para a supervalorização do local. Segundo a Prefeitura de Santo André, a Rua das Figueiras - considerada cartão-postal do reduto - acumulou 90% de valorização nominal desde 2003, uma das maiores do município.

"É que temos muitos serviços oferecidos nessa rua. Vai desde barzinhos, restaurantes, até bufês, supermercados. Ela é o cartão de visita do bairro Jardim, mas há ainda muito mais serviços também nos entornos", aponta o delegado regional do Creci-SP (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis), Alvarino Lemes.

Apenas nos últimos sete anos foram 40% de valorização real na rua, o que aumentou o interesse de construtoras. "O endereço é ótimo para quem procura espaço comercial, mas há muitos buscando apartamento também próximo à Figueiras", atesta o especialista.

Ele completa que o relevo do bairro também aumenta o interesse de empresários e construtores. "é mais fácil e barato construir, porque não há desnível", explica.

A quantidade de empresas instaladas nas proximidades do bairro traz facilidades para os moradores. "É cômodo para as pessoas ter boas escolas, opções de entretenimento e compras perto de casa", complementa a diretora da imobiliária Plazza Brasil Imóveis, Valéria Corrêa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;