Setecidades Titulo
População redescobre Parque do Pedroso
Por Deborah Moreira
Do Diário do Grande ABC
02/11/2009 | 07:05
Compartilhar notícia
Tiago Silva/DGABC


O domingo de sol e calor levou centenas de pessoas ao Parque Natural do Pedroso, em Santo André, área de lazer ‘redescoberta' pela população. Desde quando foi reformado, em abril deste ano, o local tem atraído moradores dos bairros próximos e até de outras cidades.

Levantamento do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) indica que o número de visitantes nos fins de semana e feriados, praticamente dobrou. Cerca de 6.000 frequentam o parque nesses dias.

Como a família do pedreiro Sena Gomes Macena, 48 anos, que participou da frente de trabalho da reforma do lugar. No domingo, ele e a mulher, a costureira Lígia Sagramor de Jesus, 51 anos, visitaram o centro de lazer acompanhados da tia e do enteado que moram em Guaianazes, na Capital. "É minha primeira vez, mas o parque está de parabéns", disse Lígia.

Quem também aproveitou o dia para curtir um churrasco foi a família da doméstica Fátima Barros, 42 anos, com direito também a galinhada, arroz, macarrão, maionese e farofa. "Antes, as churrasqueiras estavam quebradas e não tinha lugar para sentar. Agora está melhor", afirmou Fátima, ao redor de 20 pessoas, todas moradoras do município. O churrasqueiro do grupo, José Alexandre Saraiva, comemorou a reforma da ponte que liga a área das 36 churrasqueiras ao outro lado do parque.

A reforma do playground, com a inclusão de alguns brinquedos e a permanência de uma viatura da Guarda Civil Municipal tranquilizaram os pais, que estão levando os filhos ao parque com maior frequência.

"Sinto mais segurança, o parque fecha na hora certa, não entra gente estranha", disse a vendedora Monalisa Marjori, 22 anos, que aproveita o local, única opção de lazer na vizinhança, nos fins de semana com sua filha de 6 anos.

A reforma do parque tem um significado maior para o casal Eliana Escodela Gob, 40, e Paulo Rogério Gob, 41, que há muitos anos não ia ao local. "Desde a reforma, viemos cinco vezes. Antes, sem polícia, a gente tinha medo. Pena que o teleférico e o pedalinho não existam mais", contou Eliana.

"Há 20 anos, quando casamos, a gente vinha sempre. Lá no alto do teleférico tinha até um restaurante. Agora, trazemos as crianças para jogar bola na quadra", lembrou Paulo.

Prainha - Centenas de pessoas procuraram no domingo a Prainha às margens da Represa Billings, para se refrescar. A encarregada de limpeza Auricélia Nascimento, 41 anos, é frequentadora assídua do lugar. "Venho tomar cervejinha e trazer as crianças para brincar", disse, acompanhada do filho, de três sobrinhos e da irmã.

 "Desde que contratamos os salva-vidas não teve mais afogamento por aqui", explicou a secretária da Associação de Comerciantes da Prainha, Sandra Gouveia.

Acidente - Um homem de 50 anos caiu numa ribanceira em Paranapiacaba, no domingo, e quebrou uma perna, no momento em que fazia trilha com quatro familiares. O acidente aconteceu por volta das 14h30 e ele foi resgatado por 12 bombeiros, que levaram uma hora e meia para içar a vítima, que pesava cerca de 90 quilos, e removê-la até a Rodovia SP-122, na altura da empresa Solvay.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;