Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 16 de Abril de 2024

Memória
>
COLUNA
A arte na Redação

Uma conversa com o artista gráfico e plástico Fernandes

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
03/10/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


- O traço Fernandes

- Entrevistado: Luiz Carlos Fernandes, o Fernandes das ilustrações do Diário 

- No ar a partir de hoje pelo Diário OnLine: www.dgabc.com.br 

Entra no ar hoje no DGABC TV uma entrevista com Fernandes. Premiadíssimo. Artista gráfico. Mas também plástico, ilustrador, escultor. O busto que esculpiu da escritora e tradutora Nair Lacerda é qualquer coisa de fantástico, pela beleza plástica e pela rapidez com que foi feito – ficou pronto pouco antes da abertura da exposição A Cara da Palavra, que pode ser vista até hoje na Casa da Palavra, em Santo André, ao lado da Catedral do Carmo.

Em pouco mais de 20 minutos de bate-papo, Fernandes fala das obras expostas presentemente e do seu trabalho. Um dos encargos no Diário é produzir a charge diária da página 2. A ilustração nasce da reunião de pauta, baseando-se num dos destaques da edição seguinte. 

É interessante saber como nasceu o desenho que focaliza o prêmio conquistado por Silvia Grecco e Nickollas, a mãe que narra os jogos do Palmeiras ao filho cego – o que conferiu o reconhecimento da Fifa, em Zurique.

O papo com Fernandes é bem descontraído. Daltônico, ele lida muito bem com as cores. Trabalha no Diário desde 1982, com um intervalo naqueles anos 1980, retornando em 1990, daqui alcançando realce nacional e internacional.

Em 3 de outubro de...

1914 – A guerra. Manchete do Estadão: a grande batalha de Roye; o ataque à Antuérpia; um violento artigo do Times.

1919 – Regressou de São Vicente, onde passou alguns meses, o senador Flaquer.

Termina a greve na limpeza pública de São Paulo, que durou uma semana.

1939 – II Guerra. Manchete do Estadão: o primeiro ministro inglês, Neville Chamberlain, deverá definir hoje a atitude da Inglaterra ante as propostas teuto-soviéticas.

1954 – Eleições municipais em Mauá e Ribeirão Pires. Mauá elege o prefeito Enio Brancalion; em Ribeirão Pires vence o prefeito Artur Gonçalves de Souza Júnior; em São Bernardo, Lauro Gomes de Almeida é eleito deputado federal.

1959 – Diadema realiza as primeiras eleições municipais como município autônomo, elegendo Evandro Caiaffa Esquivel (prefeito), Eiziro Okasaki (vice-prefeito) e os primeiros vereadores.

Voto de protesto em São Paulo: rinoceronte ‘Cacareco’ é ‘eleito’ vereador.

1969 – Diversas residências da Rua Justino Paixão, em Santo André, todas cinquentenárias, começam a ser demolidas para a passagem da Avenida Perimetral.

1974 – Silvio Caldas canta no Teatro Municipal de Santo André.

São Bernardo registra mais 11 casos de meningite.

1984 – O jornalista Fausto Polesi, diretor de Redação e editor-chefe do Diário, autografa Na Toca da Onça, livro de crônicas, no Sesc do Carmo, em São Paulo.

Prefeitura de Mauá lança campanha comemorativa aos 60 anos do município. 

Santos do dia

- Dionísio Aeropagita

- Geraldo de Brogne, abade

- Maria Josefa Rossello

- Beatos mártires do Brasil: André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro, presbíteros, e companheiros.

Municípios brasileiros

Celebram aniversários em 3 de outubro: 

- Em São Paulo, Rubineia (1964) e Magda (1953)

- No Rio de Janeiro, Barra Mansa

- No Maranhão, Cururupu

- Em Santa Catarina, Schroeder

Fonte: IBGE

Hoje

- Dia do Cirurgião-Dentista Latino Americano

- Dia Mundial do Habitat

- Dia do Petróleo Brasileiro, data escolhida para lembrar a instituição da Petrobras, em 1953.

Diário há 30 anos

Terça, 3 de outubro de 1989 – ano 32, edição 7186

Manchete – Inflação alta une governo e empresário 

São Bernardo – O custo mensal com cada um dos 21 vereadores da cidade é alto, admitiu ontem até mesmo um dos parlamentares, Ary de Oliveira (PFL). Ele anunciou que prepara um projeto para que os carros oficiais sejam recolhidos às garagens nos fins de semana.

Movimento Sindical – Operários da Black & Decker, de Santo André, param por aumento real de 50%. A fábrica, da Avenida Industrial, ocupa área da antiga GE. Produz eletromésticos e ferramentas. São 2.300 empregados da produção.

Boxe – O médio-ligeiro Peter Venâncio, da Pirelli, derrubou ontem, no ginásio do Pirell, o argentinoi Jesus Alberto Navarro. O nocaute ocorreu no segundo assalto. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.