Economia Titulo
Tribunal da UE obriga Espanha a mudar lei de hipotecas
Por
15/03/2013 | 01:51
Compartilhar notícia


Uma decisão tomada ontem pelo Tribunal de Justiça da União Europeia vai obrigar a Espanha a tornar mais fácil para os detentores de hipotecas escapar da execução. A medida poderá abrir a porta para milhares de espanhóis renegociarem suas hipotecas, mas contém riscos de prejudicar os esforços do governo para corrigir o quebrado setor bancário. Madri já pediu cerca de 40 bilhões de euros em empréstimos a outros países da zona do euro para sustentar os credores locais que fizeram grande aposta no mercado imobiliário durante o boom econômico.

O tribunal superior da UE, com sede em Luxemburgo, decidiu que as leis espanholas, que restringem a capacidade de um juiz de suspender um processo de despejo enquanto decide se os termos de um empréstimo são injustos, violam as regras europeias de proteção ao consumidor.

A decisão vai exigir que a Espanha adapte suas leis - o Parlamento está no meio de uma discussão para modificar a centenária legislação do país sobre execução imobiliária e despejos.

Porém, a medida também aponta para um amplo dilema enfrentado por uma série de governos europeus: como equilibrar o impacto humano sobre o colapso dos preços de imóveis com a necessidade de proteger os bancos da inadimplência das crescentes hipotecas. As informações são da Dow Jones.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;