Setecidades Titulo
Escola faz obras com crianças dentro
Michele Loureiro
Da Sucursal de Diadema
18/10/2007 | 08:42
Compartilhar notícia


Mesmo com aulas em três períodos e mais de 350 alunos, a Escola Municipal Paulo Freire, localizada na região central de Diadema, está em obras.

Há 20 dias, os alunos convivem com todo transtorno habitual que as reformas causam. “Meu filho está há duas semanas sem freqüentar as aulas porque sofre com problemas respiratórios. As professoras recomendaram que ele não viesse”, diz Vanusa Silva Santos, 34 anos.

Apesar das chuvas nos últimos dias, o clima seco pelo qual a região passa ajuda a piorar o problema. “Os alunos ficam dentro das salas e acabam passando mal com o cheiro forte da tinta”, comenta Vanusa, mãe de Mateus, 6.

De acordo com uma das professoras, a freqüência dos alunos diminuiu bastante nos últimos dias. A defasagem seria de aproximadamente 20%.

As obras, que consistem na pintura externa e interna da escola, e em pequenos reparos, já estão perto do fim, mas mesmo assim preocupam os pais. “Minha filha faltou três dias, sentia muita dor de cabeça por conta do cheiro forte da tinta. Achei melhor deixá-la em casa”, conta Edna da Silva, 37 anos.

Aprendizado - Além dos problemas de saúde, as professoras temem pelo atraso no aprendizado dos alunos, que estão em fase de alfabetização.

Para fazer a pintura das salas, as crianças são removidas para a brinquedoteca ou ficam em outra classe, com mais uma turma.

“Isso atrasa o ensino e atrapalha as crianças nessa fase tão importante. Essas obras deveriam ser feitas nas férias porque é claro que a escola precisa de melhorias, mas os alunos não podem sair perdendo com isso”, queixa-se Vanusa.

Funcionários - “Deviam ter pensado melhor antes de fazer a obra no período de aulas”, reclama a mãe Tatiana Aparecida Souza Reis, 24 anos.

Funcionários da escola que preferiram não se identificar concordam. Eles disseram à reportagem que por mais cuidado que os pedreiros e pintores tenham, é inviável que uma obra desse porte seja realizada com as crianças em aula. (Supervisão de Adriana Gomes)



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;