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Uma revolução na educação profissional

Um dos maiores desafios do Brasil é, sem dúvida, a questão da qualificação profissional


Cláudio Conz

04/04/2013 | 00:00


Um dos maiores desafios do Brasil é, sem dúvida, a questão da qualificação profissional. A falta de mão de obra já é um problema que a maioria das empresas do Brasil enfrenta. Muitas vezes sobram vagas por não existirem profissionais qualificados à altura.

Aprimorar a formação das equipes de vendas é o foco atual das iniciativas de profissionalização da Anamaco. E uma das principais iniciativas da entidade neste sentido se chama "Academia de Vendas", primeiro programa de qualificação de vendedores para a orientação ao consumidor que vai fazer sua reforma ou construir a sua casa.

Totalmente baseado em vídeo-aulas, os alunos aprimoram conhecimentos agrupados em seis áreas de conhecimento - é a Escala de Aprendizagem e Desempenho. Após cada estágio, o aluno põe em teste o que aprendeu, num sistema de avaliação também pela internet. O proprietário ou gerente da loja acompanha o desempenho de cada vendedor individualmente e pode determinar quais assuntos precisam ser melhor desenvolvidos pela sua equipe.

Obter a licença da Academia de Vendas é muito fácil. O proprietário - ou gerente de vendas da loja - recebe um login e senha exclusivos. Com esta licença, a loja cadastra toda a sua equipe de vendas no website do programa - o CPF é o login individual de cada colaborador participante - e começa a assistir às aulas diretamente no computador.

Em pouquíssimo tempo, já estamos alcançando resultados primorosos e transformando a realidade das lojas de material de construção por meio da educação à distância. São milhares de lojistas vendendo mais, deixando seu cliente muito mais satisfeito, com profissionais bem treinados, que conhecem bem o produto e o mercado.

Nosso objetivo com a Academia de Vendas e outros cursos da nossa universidade corporativa é dividir a experiência do mercado com a sala de aula e multiplicar o conhecimento. Já temos mais de 20 mil alunos qualificados e 6 mil ativos, mas nosso desafio é muito maior. Queremos chegar a um aluno por loja em todo o Brasil. Serão assim 139 mil alunos, para transformarmos significativamente o setor de material de construção. Estudos comprovam que 32% do custo operacional das empresas de nosso setor se esvai em desperdício e retrabalho. Aliando teoria e prática, queremos que a experiência do dia-a-dia seja lapidada, para que as empresas cresçam de verdade.

São experiências como esta que podem transformar o Brasil. A ideia da Academia de Vendas é algo relativamente simples, que pode ser empregado em qualquer setor da economia para melhorar a questão da qualificação e facilitar e melhorar a vida dos trabalhadores e empresários.

E você, que ação tem implementado em seu negócio neste sentido? Pense nisso e em como trabalhar para seu negócio melhorar e mudar a realidade do nosso País. 



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