Memória Titulo
Flavio Florence, para sempre

Recebemos dos professores Alexandre Takara e Acylino Bellisomi o texto de hoje, que vai condensado

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
12/10/2008 | 00:00
Compartilhar notícia


Recebemos dos professores Alexandre Takara e Acylino Bellisomi o texto de hoje, que vai condensado. Uma justa e comovente homenagem ao maestro Flavio Florence. Os três trabalharam juntos na Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Santo André. E fizeram - e fazem - história.

BRAVO, MAESTRO!
Texto: Alexandre Takara e Acylino Bellisomi

Flavio Florence levou a cidade a romper as fronteiras regionais e a projetou, musicalmente, no plano nacional, graças à Orquestra Sinfônica de Santo André que fundara, em 1988. Arrojado, com visão de futuro, conseguiu aprovar uma lei que garantiu a continuidade da orquestra com verba específica da Prefeitura.

Construiu um belo currículo, no Brasil e no Exterior. Regeu orquestras em Milão e Lombardia (Itália), Portugal, Venezuela, México, Macedônia e Argentina. Incluiu as sinfonias e concertos de Beethoven, Brahms, Schumann, Haydn, Mozart, Mahler, Rachmanivov, Dvorák, Tchaikovskky e Stravinsky. E as óperas "Don Pasquale" (Donizetti), "A Flauta Mágica" (Mozart) e "Barbeiro de Sevilha" (Rossini). E um oratório, "O Messias" (Haendel). Dirigiu espetáculos com multilinguagem e centenas de solistas.

Flavio Florence fez a revisão musicológica de obras como o "Concerto Para Piano e Orquestra Em Formas Brasileiras" (Heckel Tavares). Foi professor de Regência em duas universidades brasileiras. E diretor artístico da Associação Pró-Música do Grande ABC. Promoveu ensaios abertos. Escreveu textos memoráveis para o Diário sob o título geral de "Fermata". E também ensaios sobre músicas de concerto para as revistas Bravo e Concertos, de circulação nacional. Merecem ser publicados em livros. E ele próprio merece, no mínimo, uma dissertação de mestrado.

Florence inscreveu-se no mapa mental do Grande ABC. Seus concertos foram memoráveis. Regia, mais recentemente, a Sinfonia nº 3, a Eroica, de Beethoven. A morte já havia se instalado em seu corpo. Questão de semanas, o desenlace. No entanto, Flavio Florence, do alto de seu pódio, dirigiu heroicamente. Houve alguns instantes, em que pareceu não resistir à carga da emoção e da doença que o carcomia por dentro. Ele se exigiu demais. Foi ao extremo de seus limites. Debilitado, chegou ao fim para alívio do público. Delírio na platéia. Aplaudimos dolorosamente o seu feito, de pé, como a mostrar-lhe antecipadamente a cerimônia de adeus. Queríamos evidenciar-lhe o carinho, o respeito e reconhecimento por tudo que fez.

Agora, que se foi, não há outra alternativa, se não proclamar: bravo, maestro!


EM 12 DE OUTUBRO DE...

1798 - Nasce em Queluz, Portugal, o príncipe Dom Pedro, depois regente e imperador do Brasil.

1808 - Alvará do príncipe-regente dom João cria o Banco do Brasil no Rio de Janeiro. Foi o primeiro banco criado no País.

1958 - Fundação oficial do Olaria Futebol Clube, da Vila Baeta, em São Bernardo. Informalmente, sem registros em Liga, o Olaria existia desde 1954.

HOJE

Dia da Criança, Dia do Descobrimento da América (516º ano), Dia do Engenheiro Agrônomo, Dia do Corretor de Seguros, Dia do Basquete, Dia do Mar e Dia do Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

Domingo, 12 de outubro de 1958 - Nº 22

Manchete - A eterna presença de Pio XII: 20 anos de pontificado

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quinta-feira, 12 de outubro de 1978

Manchete - Forças Armadas exigem candidatura, diz o general Eules Bentes Monteiro, lançado candidato à Presidência da República pelo MDB

Diadema - Protesto contra a poluição da Billings marcará festa de Nossa Senhora dos Navegantes no próximo sábado.

Editorial - Resta aos pais combater o uso de drogas.

Anúncio - "Hoje, no Dia da Criança, nós da CTBC queremos aproveitar para dizer que todo o amor que elas sempre sentiram por nós é recíproco".

Hotelaria - Família Dall´Igna reabre o Pampas Palace.

Bocha - Começa em Santo André o XV Campeonato Sul-Americano.

SANTOS DO DIA

Aparecida, Edvino e Serafim.
Senhora Aparecida - foi em 1717, há 291 anos, portanto, que, nas águas do Rio Paraíba, três pescadores encontraram a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que viria a ser constituída Rainha e Padroeira do Brasil. O 12 de outubro é feriado nacional desde 1988.
Ademir Médici é jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;