Internacional Titulo
UE deve trabalhar para 'humanizar a mundializaçao'
Do Diário do Grande ABC
04/07/2000 | 12:54
Compartilhar notícia


A Uniao Européia (UE) deve trabalhar para ``dominar e humanizar a mundializaçao', estimou nesta terça-feira no Parlamento Europeu em Estrasburgo o mandatário francês, Jacques Chirac, presidente em exercício da UE este semestre.

``Nao criticamos a mundializaçao', estimou Jacques Chirac em sua apresentaçao ao Parlamento Europeu das prioridades da presidência francesa para estes seis meses. ``Devemos tirar o melhor dela, mas é preciso dominá-la e humanizá-la'.

Segundo o presidente francês, ``a mundializaçao é inevitável', ao ``resultar de uma evoluçao técnica, mas embora sua vantagem seja facilitar o comércio, que cria riqueza, tem vários riscos'.

O perigo de exclusao, que está em aumento, o prejuízo para o ecossistema mundial e o aumento do crime em grande escala sao os maiores inconvenientes da mundializaçao, segundo o presidente em exercício da UE, em um mundo onde a diferença entre ricos e pobres nao pára de aumentar.

Chirac respondeu assim ao deputado europeu Paul Lannoye, do grupo dos Verdes, que assinalou que ante as crescentes diferenças entre o Norte e o Sul e o aumento de conflitos e desordens ecológicas, os países industrializados nao pensam em repartir sua riqueza, mas em sua riqueza futura.

Antes, Chirac havia assinalado em seu discurso que a UE deve ``desempenhar um papel coerente e solidário para que um novo ciclo de negociaçao global e equilibrado possa ser posto em funcionamento na Organizaçao Mundial do Comércio'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;