Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
04/02/2006 | 14:16
A coleta de esgoto não é feita em 47,8% dos municípios brasileiros, segundo uma pesquisa de 2002 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Entre os 52,2% dos municípios que coletam o esgoto, 20,2% trata o esgoto coletado, o que significa que apenas 1.123 das 5.560 cidades do país coletam e tratam o esgoto.
"O lançamento de esgotos domésticos nos corpos hídricos é o principal problema de qualidade das águas", afirma a ANA (Agência Nacional de Águas), no Plano Nacional de Recursos Hídricos.
Um dos desafios do país para melhorar a questão hídrica é a construção de estações de tratamento de esgoto. "A maior fonte de poluição das águas por esgotos não está relacionada à parcela da população sem rede coletora e sim àquela com rede, incluindo parte da que tem tratamento, haja vista as baixas eficiências, associadas à precária operação muitas vezes encontrada", explica a ANA.
Segundo o texto do plano, “uma vez que a cobertura do serviço de esgotamento sanitário é reduzida e o tratamento do esgoto coletado não é abrangente, o destino final do esgoto sanitário contribui ainda mais para um quadro precário".
Mais de 66% dos distritos que possuem coleta de esgoto sanitário não tem nenhum tipo de tratamento ao esgoto produzido. "Nesses distritos, o esgoto é despejado in natura nos corpos de água ou no solo, comprometendo a qualidade da água utilizada para o abastecimento, irrigação e recreação", destaca o Plano.
Entre os distritos que não tratam o esgoto sanitário coletado, 84,6% despejam o esgoto nos rios.
Olá, leitor!
Informação de qualidade tem valor.
Ou acesse todo o conteúdo de forma ilimitada: