Memória Titulo
Os boleiros entram para o campo da História

Oferecemos a Memória de hoje ao jornalista Oswaldo Lavrado, comandante eterno dos "Craques do Rádio"

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
08/11/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Oferecemos a Memória de hoje ao jornalista Oswaldo Lavrado, comandante eterno dos "Craques do Rádio" do Diário e nosso companheiro de jornal nos anos 1970, como prova de muita amizade e votos de feliz recuperação.

* * *

O encontro (ou reencontro) de esportistas durante o 10º Congresso de História do Grande ABC, quarta-feira, na USCS (Universidade de São Caetano do Sul), serviu para reviver os tempos românticos e emocionantes do futebol entre nós. Não houve botinadas nem cartões amarelos e vermelhos. O clima foi de cordialidade. Parecia que estávamos às vésperas de mais uma Copa João Ramalho, que reunia a nata do futebol do Grande ABC.

A mesa foi coordenada pelo jornalista Geraldo Nunes, que emprestou o nome de sua coluna na Rádio Eldorado AM ao evento: Futebol do ABC de Todos os Tempos. Todos puderam assistir de perto e participar de um verdadeiro programa de memória no rádio sem microfone. Geraldo conseguiu extrair, de todos os participantes, expositores e assistentes notícias importantes que os anais do Congresso registrarão. De nossa parte, anotamos o que foi possível em quase duas horas de boa conversa.

O vovô de todos foi Reinaldo Zamai, o craque do time do Cruzada, de São Caetano, descoberto pelo padre Ézio e que, depois, seguiu carreira como jogador profissional do Ipiranga e Volkswagen Clube, concluindo carreira como técnico de futebol profissional do Cerâmica de São Caetano em seus tempos de Terceira Divisão.

A crônica esteve representada por Alberto do Carmo Araújo, o Giba, Jurandir Martins, um dos representantes da equipe Os Craques do Rádio, Glenir Santarnecchi, Valdenizio Petrolli e Carmelo Conti. A Liga de Futebol de São Caetano esteve representada pelo seu presidente, Lázaro de Assis Negreiros Filhos (Lazinho) e colegas de diretoria, entre eles um Perrella, Felipe Perrella.

E os pesquisadores da memória futebolística do Grande ABC tiveram um público que curte futebol e que os ajudou em suas explanações: Walter Carreiro e Irio Marega, de Diadema, e João Sérgio Rimazza, de Mauá, cuja foto ilustrou, no dia seguinte, a cobertura do evento no Setecidades.

Amanhã, a gente fala aqui, em Memória, um pouco do que rolou na mesa do Futebol do 10º Congresso. E atende a um pedido do leitor João Antonio de Oliveira, do Bairro Santa Maria, em Santo André, que esteve presente.

Ele já havia nos cobrado por e-mail a publicação da página do Huracan, de Santo André, no primeiro álbum de figurinhas do Grande ABC. Era para ter sido publicada em outubro. Será em novembro.

E as outras páginas que não saíram na data certa sairão agora. O 10º Congresso de História do Grande ABC nos mostrou que o futebol é muito importante também como construção da memória e que tem um público numeroso e interessado pelo assunto. Memória não pode decepcioná-lo.

Acontece, na próxima quinta-feira, dia 12, o 2º Reencontro do Bronca Clube, o sucessor do bloco carnavalesco Chora na Rampa, de Santo André - o 1º Reencontro ocorreu em 1983, na cidade de Tietê.

A ideia é reaproximar os jovens dos anos 1960. Eles formaram um clube que, além do Carnaval, esmerava-se no futebol, futebol de salão, jogos de salão, festas e apresentações artísticas - que chegaram a trazer ao Cine Tangará nomes do porte de uma Elis Regina e de um Jair Rodrigues.

Memória vai acompanhar este reencontro, valendo-se do acervo de um dos antigos diretores, Paulo Serra (o pai). E quem quiser participar basta ligar para os organizadores: Paulo Serra (8521-8294), Salim (9898-4977), Milton (9662-7203) e Dinei (4438-2811).

O reencontro será na Pizzaria do Bigode, à Rua Lino Jardim, 884.

EM 8 DE NOVEMBRO DE...

1774 - Goiás desmembra-se de São Paulo.

1934 - Cientista Carlos Chagas, médico e sanitarista que descobriu o protozoário causador da doença de Chagas, morre no Rio de Janeiro.

1939 - Nadadora brasileira Maria Lenk bate o recorde mundial de 200 metros nado de peito.

1969 - Gabinete do prefeito Aldino Pinotti inaugura o recém-construído Paço Municipal de São Bernardo.

1984 - Congresso Nacional aprova o Estatuto da Microempresa, beneficiando estabelecimentos com até 10 empregados.

2004 - Museu do Instituto Biológico é inaugurado na Vila Mariana, em São Paulo.

Domingo, 8 de novembro de 1959

São Caetano - Prefeito Oswaldo Massei anuncia a criação do Museu Municipal

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quinta-feira, 8 de novembro de 1979

Destaque - Paralisação de trens entre São Paulo e Santo André, por problemas mecânicos, tumultua passageiros

São Bernardo - Vila São José, morro carente de recursos.

São Caetano - Comissão de comerciantes sugere meios de combate a enchentes.

Ribeirão Pires - Abertas inscrições para venda de casas populares.

Editorial - Lá como cá as más fadas agem contra o povo (o jornal compara os problemas políticos das Câmaras Municipais de Santo André e Mauá).

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - Pecados das empresas familiares

Indústria - Nasce no Grande ABC a Associação Brasileira de Soldagens. À frente, Odécio Branquini, da Confab.

Futebol - Santo André goleou ontem o São-Carlense por 4 a 0, no Estádio Lauro Gomes, em São Caetano, e está novamente na fase final da Divisão Intermediária.

Coluna Social (Chiquinho Palmério) - Festa do Chope na União dos Comerciantes do Parque das Nações.

Polícia - Iniciado combate a vadios em Santo André.

HOJE

Dia Mundial do Urbanismo e Dia do Radiologista.

SANTOS DO DIA

Adeodato (ou Deodato), Godofredo, João Duns Escoto e os Quatro Santos Coroados.


Nascimento: Cantagalo (RJ), 8 de novembro de 1878.
Vereador: 1914 a 1919.

Falecimento: Santo André, 23 de dezembro de 1961.

ALMANAQUE
Representante, na Câmara dos Vereadores, do Distrito de Paranapiacaba, onde passou a morar em 1903. Ocupou vários cargos no distrito - antes e depois da vereança. Por mais de dez anos, exerceu função de juiz de paz. Era farmacêutico.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;