Economia Titulo
China deve ter crescimento de 9,25% em 2004, segundo Bird
Da AFP
09/11/2004 | 09:04
Compartilhar notícia


O crescimento da economia chinesa deve alcançar 9,25% em 2004 e ficar em torno de 8% em 2005, segundo um boletim semestral do Bird (Banco Mundial) publicado esta terça-feira. Os analistas da instituição consideram improvável uma desaceleração expressiva da economia no país mais povoado do mundo.

"As medidas para esfriar a economia parecem ter tido certo êxito, mas ainda é muito cedo para anunciar o fim do boom de investimentos conhecido com o nome de reaquecimento", ressalta o texto.

O Banco Mundial lembra que o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) chinês chegou a 9,9% no quarto trimestre de 2003, recuou para 9,7% no primeiro semestre de 2004 e caiu para 9,1% no terceiro trimestre do ano.

"Com pressões inflacionárias subjacentes que devem continuar limitadas, algumas medidas macroeconômicas radicais para esfriar a economia são improváveis a curto prazo. Se a economia sofrer uma queda, isso acontecerá de maneira suave", afirma o documento do Banco Mundial.

Graças à China, o Banco Mundial também prevê que a Ásia terá este ano seu crescimento mais forte desde a crise financeira de 1997 e 1998: 7,1%. O ritmo deve ser menor em 2005.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;