Do Diário do Grande ABC
04/06/2000 | 15:42
A polícia israelense teve que intervir, neste domingo, para proteger as mulheres pertencentes aos grupos mais liberais do judaísmo, que foram ao local orar junto ao Muro das Lamentaçoes, em Jerusalém, o que provocou a ira dos ultra-ortodoxos.
Cerca de 70 mulheres, algumas delas com adereços de uso restrito aos homens, como os kippas (gorros), rezaram na área reservada às mulheres, só que em voz alta, o que era proibido há pouco tempo.
As mulheres ultra-ortodoxas que se encontravam no local também vaiaram o outro grupo de mulheres e cerca de 50 homens as insultaram, tratando-as entre outras coisas de "lésbicas cristas".
A polícia impediu que os ultra-ortodoxos se aproximassem das mulheres, por medo de alguma agressao. Houve empurra-empurra e três ultra-ortodoxos foram detidos.
Em 22 de maio, a Suprema Corte autorizou as mulheres da corrente 'conservadora', muito forte na importante comunidade judia dos EUA, a rezar no Muro das Lamentaçoes.
Olá, leitor!
Informação de qualidade tem valor.
Ou acesse todo o conteúdo de forma ilimitada: