Memória Titulo Coluna
Lenha vai a leilão em Santo André

O Grande ABC não tinha esse nome. A região chamava-se Município de São Bernardo. A lenha era uma mercadoria disputada. E aquele leilão de 1917 punha em relevo nomes de poderosos de então

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
08/02/2020 | 00:01
Compartilhar notícia


O edital do leilão da lenha de 103 anos atrás foi descoberto pela pesquisadora Maria Claudia Ferreira nas páginas de A Gazeta. Entre os nomes citados estava o de Antonio Queiroz dos Santos, grande proprietário de terras e que teria enriquecido justamente por mexer com lenha, fornecendo a mercadoria para obras de assentamento de trilhos e operação de locomotivas da Estrada de Ferro São Paulo Railway.

No enunciado da matéria comercial não aparece o nome do distrito de Santo André. E o leilão atingia, geograficamente, este recém-criado distrito (é de 1910). Para efeito de localização, tudo se prendia à Estação de São Bernardo, depois Santo André e hoje Estação Santo André Prefeito Celso Daniel.

Movimentos ambientais em defesa da preservação das florestas, nem pensar. O que valia, em 1917, era a ‘lenha cortada, um metro de comprimento, grossa, própria para locomotiva’.

Tempo da maria-fumaça. Também a eletrificação ferroviária demoraria; não tanto como o da formação da consciência ambiental.

CLAUDIA FERREIRA

Acompanhem seu trabalho no blog Santo André Ontem e Hoje, por ela criado e administrado e que reúne um grupo de memorialistas voltados à construção da memória andreense.

O grito do Carnaval – I 

Texto: Milton Parron

Iniciamos neste fim de semana uma série de três programas inteiramente dedicados aos festejos de Carnaval. Muitas marchinhas, sambas de enredo, frevos, marchas rancho serão apresentados, com as histórias que deram origem a muitas delas relatadas pelos próprios autores ou seus intérpretes.

Exemplo, Coração Corintiano, e quem relata como foi feita é o próprio compositor, o saudoso Manoel Ferreira. 

Outro exemplo, Sassaricando, gravada pela graciosa Virgínia Lane. Um dos compositores, Luis Antonio, explica a razão pela qual escreveu essa marchinha no Carnaval do início da década de 1950, em parceria com o radialista Oldemar Magalhães e o sucesso foi tão estrondoso que a expressão virou verbo e foi incorporado ao nosso dicionário. 

Curioso é que Luis Antonio era oficial de alta patente do Exército.

EM PAUTA

Rádio Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h, além da internet, radiobandeirantes.com.br.

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 8 de fevereiro de 1990 – Ano 32, edição 7297 

Manchete – URSS liquida regime de partido único; Constituição vai ser alterada; eleição pode ser livre e direta; pluripartidarismo após 70 anos do Partido Comunista.

Repercussão – “O pluripartidarismo é muito bom porque, agora sim, está se implantando o verdadeiro socialismo, aquele que segue as ideias de Lênin na União Soviética. Isso não vai acabar com os ideais comunistas porque os meios de produção e a própria economia do mercado continuam na mão do Estado, ou rigidamente regulados por este.” 

Cf. Armando Mazzo, ex-deputado estadual comunista, eleito em 1947 e não empossado prefeito de Santo André em 1948.

Movimento Sindical – Cerca de 3.100 dos 6.800 metalúrgicos em greve há sete dias na Volkswagen, em São  Bernardo, retornaram ao trabalho ontem (7 de fevereiro de 1990). 

A greve dos funcionários da Prefeitura de Santo André esvaziou-se e atinge 20% da categoria.

Estradas – Congestionamento para o sistema Anchieta-Imigrantes; um dos maiores dos últimos anos; cinco carretas envolvidas no km 53,5 da pista de descida da Anchieta; um motorista morre. 

Em 8 de fevereiro de...

1520 – O piloto português Fernão de Magalhães, a serviço da Espanha, descobre o cabo de Santo Agostinho, na costa da Patagônica.

1890 – O Núcleo Colonial de Ribeirão Pires é elevado à categoria de distrito policial.

1920 – A Sherwin-Willians tinha uma única agente em São Paulo, a Companhia Mecânica e Importadora. Atuava no ramo de tintas, vernizes e inseticidas.

Nota –  Há muitos anos a empresa possui fábrica na Estrada do Montanhão, em São Bernardo.

Carnaval: divulgava-se um maxixe carnavalesco intitulado As Melindrosas, composição de J. I Graziano e F. Magini.

1940 - Fundado o Circulo Operário de Santo André.

1960 – Queiroz Filho, secretário estadual de Educação, pede exoneração do governo Carvalho Pinto. Vai assumir encargos da presidência do PDC em favor das candidaturas de Jânio Quadros e Fernando Ferrari, à Presidência e vice-presidência da República.

1975 –  Inaugurada estrada rodoviária interligando Campo Grande a Paranapiacaba. 

Municípios brasileiros

- Hoje é o aniversário de Água Clara, no Mato Grosso do Sul.

Sua história confunde-se com a construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, aberta a partir de 1912,

Elevado a município em 1953, quando se separa de Três Lagoas. A instalação ocorre em 8 de fevereiro de 1954.

Fonte: Prefeitura de Água Clara. 

Santos do dia

- Josephine Bakhita (1869-1947). A primeira santa africana. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;