Política Titulo
Filippi quer criar novas secretarias em Diadema
Por Gislayne Jacinto
Do Diário do Grande ABC
17/11/2002 | 18:10
Compartilhar notícia


O prefeito José de Filippi Júnior (PT) prepara uma minirreforma na Prefeitura de Diadema, segundo vereadores da bancada do PT. Nesta semana, haverá uma reunião entre os parlamentares e o prefeito para discutir o assunto. Filippi deve criar pelo menos duas novas secretarias – Ação Social e Habitação – e ainda fazer reformulações na ETCD (Empresa de Transporte Coletivo de Diadema) e na Saned (Companhia de Saneamento de Diadema).   

O presidente da Câmara, vereador Manoel Eduardo Marinho, o Maninho (PT), disse que a intenção da administração é também reformular outras secretarias. Ele confirmou que Filippi deverá implementar a Secretaria de Ação Social, pois a Prefeitura conta apenas com o Departamento de Cidadania e Ação Social.   

Maninho lembrou que essa Pasta é importante, uma vez que a cidade enfrenta problemas sociais. Segundo ele, a criação da secretaria acontece em um momento significativo para o país, já que o presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), também vai priorizar a área social e criará, no início do ano, a Secretaria Nacional Emergencial para trabalhar no combate à fome e à miséria.   

De acordo com Maninho, o projeto da minirreforma deverá chegar nos próximos dias na Câmara para ser votado ainda neste ano, antes do recesso parlamentar, previsto para começar em 15 de dezembro.   

O líder do PT na Câmara, vereador José Antonio da Silva, disse que a proposta de criação de Secretaria de Ação Social foi uma das prioridades apontadas pela população de Diadema nas discussões do Orçamento Participativo, um programa do PT que discute com os moradores o que é mais importante para a cidade em termos de investimentos.  

“É preciso avaliar se existe dotação orçamentária própria para a criação da secretaria. Isso ainda depende de discussões que vamos fazer”, afirmou o líder.  

Habitação – José Antonio disse que a idéia é criar também a Secretaria da Habitação, pois “30% de Diadema são de núcleos habitacionais”. “Trata-se uma área importante para o município. A demanda na cidade é muito grande, e os movimentos de moradia são bastante organizados. Também falta moradia na cidade”, disse.   

O líder afirmou que já existia o compromisso do governo de criar uma secretaria própria para o setor da habitação. Diadema já teve uma Secretaria de Habitação, mas na gestão passada, do então prefeito Gilson Menezes (PSB), ela foi extinta e passou a fazer parte da Secretaria de Obras.   

A ETCD também deverá passar por reformulações. Segundo o líder do PT, há uma proposta de ela virar um departamento da Prefeitura. O governo também poderá fazer mudanças na Saned, segundo disseram alguns vereadores governistas. Porém, não souberam informar quais alterações serão feitas.   

A reportagem do Diário não conseguiu contato com integrantes do governo de Filippi para comentar o assunto, na sexta-feira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;