Economia Titulo
Desemprego fica em 6,4% no país, segundo IBGE
Por Do Diário OnLine
21/12/2001 | 12:08
Compartilhar notícia


A taxa de desemprego no Brasil ficou em 6,4% em novembro. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a média do ano, de janeiro a novembro, ficou em 6,3%, 1 ponto percentual abaixo da registrada no mesmo período de 2000.

Em outubro, a taxa de desemprego foi de 6,6%. A taxa média de desemprego com ajuste sazonal passou de 6,9% em outubro para 7,2% em novembro, a maior deste ano. O número de pessoas que estavam trabalhando em novembro aumentou 0,3%.

O tempo médio de procura por emprego subiu de 21,8 semanas em novembro, para 23,1 semanas no mês passado.

O número de pessoas ocupadas na indústria aumentou 0,2% em outubro em relação a setembro e 0,4% em relação a janeiro deste ano. De setembro para outubro, oito dos 18 segmentos da indústria pesquisados pelo IBGE aumentaram a quantidade de empregados.

Rendimento — A renda média dos trabalhadores em outubro era de R$ 752,82, o que representa queda de 6,7% em relação a outubro do ano passado. Em relação a setembro, o rendimento médio se manteve estável.

Entre outubro do ano passado e outubro deste ano, o rendimento médio dos trabalhadores autônomos subiu 7,7%. Já os empregados com carteira assinada tiveram queda de rendimento 6,2% no mesmo período. Os empregados sem carteira assinada tiveram queda de rendimento de 4,7%.

Segundo o IBGE, 2001foi pior do que 2000 quanto ao desemprego. Houve desaceleração no crescimento dos postos de trabalho e mais gente fora do mercado de trabalho.

A crise da energia, os juros altos e as turbulências internacionais foram apontados como as causas desse resultado negativo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;