Cultura & Lazer Titulo Artes plásticas
Arte geométrica

Oma Galeria, em São Bernardo, recebe exposição assinada por artistas de Brasília

Por Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
09/12/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Local que é conhecido também por conta de sua pulsante forma arquitetônica, Brasília chega ao Grande ABC por meio da exposição Métrica, que toma conta até dia 19 de janeiro da Oma Galeria, em São Bernardo.

A exposição é recheada por peças criadas por artistas da Capital brasileira e tem curadoria assinada por Gisele Lima, graduada em Teoria, Crítica e História da arte pela Universidade de Brasília. Os artistas Gustavo Silvamaral, Guilherme Moreira e João Trevisan apresentam obras pelas que se relacionam por meio de pesquisas que exploram a cidade e suas formas.

A curadora conta que observou recorrente predileção à geometria na produção dos jovens artistas brasilienses. “Esse foi o ponto de partida para pensar essa mostra. Explorar como essas diferentes manifestações da geometria se relacionam entre si e com a história da arte. Na tentativa de entender a origem dessa inclinação tão forte a abstração geométrica, se dá, por exemplo, a relação com a cidade e com o movimento concretista brasileiro”, revela a curadora.

Segundo ela, a escolha pelos trabalhos de Guilherme Moreira, Gustavo Silvamaral e João Trevisan é resultado da potência do diálogo que estabelecem entre si.

Além da escolha pela geometria e da presença de um pensamento modular, a relação com o material se faz muito presente. Papel, diferentes tipos de plástico e peças de descarte de uma ferrovia (madeira e ferro) são investigados e tensionados em diferentes soluções plásticas. “Pinturas, esculturas e instalações, onde esses mesmos materiais não são utilizados de maneira óbvia. Temos as instalações de papel de Guilherme Moreira e as pinturas em plástico de Gustavo Silvamaral.”

Métrica – Exposição. Na Oma Galeria – Rua Carlos Gomes, 69, em São Bernardo. Até dia 19 de janeiro. Visitação de terça à sexta, das 12h às 18h, e aos sábados, das 10h às 15h. A entrada é gratuita. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;