Esportes Titulo Na quadra
Santo André estreia na Liga Paulista hoje, diante da tradicional Intelli

Time teve quase dois meses de treinamento, mas conta com jovens que nunca atuaram profissionalmente

João Victor Romoli
Especial para o Diário
02/04/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


 O futsal de Santo André vai iniciar hoje nova caminhada em sua história recheada de lacunas. A equipe estreia na Liga Paulista, às 20h de hoje, no Ginásio Noêmia Assumpção, diante da tradicional Intelli. Com dois meses de trabalho e time repleto de garotos, o técnico Ivan Gomes falou da expectativa para este primeiro jogo. “Sabemos que a estreia não vai definir o campeonato, até porque é uma competição muito difícil. O nível é alto. É o estadual mais complicado do Brasil. Mas é estreia que deixa todos envolvidos no projeto e muito ansiosos. A gente tem de ter bastante calma e saber das dificuldades”, disse o treinador de 39 anos.

Outro desafio, segundo Gomes, é o fato de o projeto andreense estar renascendo. “É um início de equipe, então a dificuldade é maior ainda. Temos jogadores bem jovens, que não atuaram profissionalmente. Queremos, pelo menos, classificar entre os 12. O objetivo é palpável”, continuou o treinador, que já conquistou dois campeonatos deste tipo. Os títulos, porém, foram em outras funções. Uma como auxiliar técnico e outra como preparador de goleiros – ambos pelo São José.

Entre os destaques da equipe andreense estão o goleiro Dedé e o experiente Rafinha, além de atletas com apelidos inusitados como Alegria, Batata e Xaropinho. Este último, aliás, aproveitou para explicar de onde surgiu esse apelido. “Carrego desde os 5 anos. Me compararam com o personagem do programa do Ratinho e ficou. Até minha família herdou. Mais de 20 anos com esse apelido e levo tranquilo. Aqui tem outros também e fica uma grande mistura”, afirmou.

O time treinou estes dois meses justamente no ginásio onde irá estrear. Mesmo assim, o técnico Gomes ressaltou as dificuldades pelo fato de não ter enfrentado nenhuma equipe no período. “Infelizmente não conseguimos fazer amistosos, tivemos negativas por parte de outros times, ficou prejudicada a preparação, mas faz parte. Temos de vencer os jogos pontuais. A gente tem de tirar o peso do nosso grupo. O adversário (inicial, Intelli) é bem tradicional, está em outro nível. Estou bem otimista e animado.”

O campeonato terá 17 times na disputa e classificará os 12 melhores aos play-offs.

 

Rafinha concilia esporte com metalúrgica

Mesmo apostando na juventude neste começo de trabalho, o Santo André terá peça importante para a disputa da Liga Paulista. Trata-se do ala Rafinha, que já teve passagens por São Paulo/Barueri, São Caetano, Corinthians, Suzano e São Bernardo. O jogador, 34 anos, estava fora do futsal desde 2015. 

Rafinha, aliás, está em momento nunca vivido na carreira, já que concilia o trabalho de encarregado em metalúrgica com o de atleta de futsal. Tendo que chegar atrasado em todos os treinos do clube, ele explicou como ficou sua rotina após aceitar o convite do Santo André. 

“Joguei 15 anos da minha vida e agora optei por trabalhar por fora. Fiz curso e hoje sou o encarregado em uma metalúrgica. Aí houve essa proposta do Santo André, que eu podia conciliar as duas coisas. Não pensei duas vezes. Trabalho 11 horas por dia e estou aqui disposto a ajudar a equipe. A rotina é maluca, porque faço duas coisas totalmente diferentes. Saio às 17h de lá e chego aqui 17h30. Faço o possível para dar certo. É isso o que explico para os meninos no dia a dia. Falo da importância dos jogos. Não caiu a ficha para eles ainda”, disse Rafinha, que deve ser titular hoje à noite.

O experiente jogador ainda avaliou o peso do campeonato para o Santo André. “A competição vai ser boa para a cidade. Tem muita gente nova no time também, estão querendo aprender. Mesmo se entrosando ainda, não vejo peso tão grande. Temos grande chance de classificar, tudo depende de como vamos iniciar essa caminhada”, falou o veterano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;