Setecidades Titulo Decoração natalina
Sem recursos em caixa, municípios da região recorrem ao Consórcio para confecção de decoração natalina

Parceria foi alternativa encontrada para enfeitar centros comerciais

Por Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
24/10/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Às vésperas do Natal, municípios da região, em parceria com associações comerciais, ainda buscam mecanismos viáveis para efetivar a realização de decoração natalina em seus territórios. Sem recursos em caixa e com política de austeridade fiscal rígida que culminou, inclusive, com o cancelamento de desfiles de Carnaval neste ano, nenhuma cidade consegue confirmar a colocação de enfeites para celebrar a data.

Embora destaquem que discussões sobre a montagem da decoração natalina seguem em pauta dentro das administrações municipais, prefeituras e associações comerciais sinalizam que dificuldades orçamentárias podem comprometer, mais uma vez, a decoração natalina da região. No ano passado, somente São Caetano empenhou recursos, na ordem de R$ 1 milhão, para a colocação de enfeites, em parceria com a Aciscs (Associação Comercial e Industrial de São Caetano).

No momento, – com exceção de Diadema – as demais cidades empenham esforços junto ao Consórcio Intermunicipal do Grande ABC para efetivar projeto regional de decoração natalina. A proposta apresentada em conjunto por associações comerciais visa obter recursos para colocar enfeites em pontos estratégicos de cada cidade. “A primeira negociação foi rejeitada. Nesta semana devemos apresentar nova proposta”, explica Evenson Robles Dotto, presidente da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André). Caso tenha aval positivo, a expectativa é a de que os enfeites sejam colocados ainda na primeira quinzena de novembro. Segundo o secretário executivo do Consórcio, Fabio Palacio, o pedido deve ser analisado nos próximos dias.

Associações comerciais buscam, paralelamente, maneiras de viabilizar projetos próprios, como é o caso da Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo). “Por enquanto está em fase de definição a viabilização do projeto de iluminação natalina”, diz Valter Moura, presidente da associação.

Em São Caetano, projeto apresentado ontem pela Aciscs, ao custo de R$ 1 milhão, passa por análise do prefeito da cidade, José Auricchio Júnior (PSDB). “Mantivemos o mesmo modelo do ano passado, só trocamos a projeção mapeada na Câmara por enfeites em quatro praças da cidade”, destaca o presidente da entidade, Walter Estevam Júnior.

Em relação às prefeituras, Santo André diz que pretende trazer os associados da Acisa para colaborar na montagem em uma decoração no Paço, mas não confirmou a decoração.

São Bernardo, por sua vez, diz depender da negociação regional para efetivar o projeto.

Em Ribeirão Pires, a Prefeitura diz ainda discutir o tema. Demais municípios não retornaram aos contatos.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;