Memória Titulo
Uma classe pioneira em Santo André

Marcos Murilo Moura Soares, de Santo André, nos ajuda na coluna de hoje. Em pauta uma escola particular que, na primeira metade da década de 1960

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
10/11/2008 | 00:00
Compartilhar notícia


Marcos Murilo Moura Soares, de Santo André, nos ajuda na coluna de hoje. Em pauta uma escola particular que, na primeira metade da década de 1960, criou uma classe para cuidar de crianças com necessidades especiais. Era 1963, 1964. À frente da escola estava a professora Roza Maria Moura Soares, mãe de Marcos Murilo.

A PALESTRA DO DR. LEFÈVRE
Texto: Marcos Murilo Moura Soares

Minha mãe mantinha na Vila Assunção um jardim da infância. Seu nome: Caçulinha. No jardim, Dona Roza e a professora Maria Amélia de Souza Perazzo montaram uma classe para excepcionais, coisa inédita para aqueles tempos.

O apoio vinha de muitas pessoas, entre elas, dos pais de crianças com necessidades especiais, do bispo Dom Jorge Marcos de Oliveira, da professora e tradutora Nair Lacerda e de vários médicos e autoridades de Santo André, entre eles, os Drs. Celso da Gama, Peretz Krakauer, Adanor Quadros, José Luzio, Óseas de Castro Neves, Antonio Braga, Fernando Braga, Hélio da Matta Souza, Sérgio M. Estevam e Marcos Wasserstein.

Em razão disso as duas professoras foram convidadas para dirigirem a escola mantida pela APAE recém-fundada em Santo André, presidida pelo comendador Piero Pollone.

Sempre que possível traziam a Santo André, para proferirem palestras, figuras ilustres da área. Palestra que ficou marcada foi a proferida em 1964 pelo Dr. Antonio Frederico Branco Lefèvre (l916-1981), considerado o Pai da Neurologia Infantil no Brasil.

As fotos são daquela palestra. O local: auditório do Hospital Cristóvão da Gama, gentilmente cedido pelo Dr. Celso da Gama.

NOTAS
1) Dr. Floriano Ferreira foi médico da Rhodia durante décadas.
2) Dona Rosa Fedri é esposa do professor Eliseu Fedri e mãe do Dr. Elisir Fedri.
3) Nair Lacerda foi diretora (secretária) de Educação e Cultura de Santo André.
4) A professora Zenaide Villalva, do Instituto Caetano de Campos, também proferiu palestra em Santo André: O excepcional e sua recuperação. Era novembro de 1964.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sexta-feira, 10 de novembro de 1978

Manchete - TRE arquiva queixa de Montoro contra Geisel e Figueiredo.

Política & Igreja - Bispos consideram LSN atentatória à dignidade.

Trabalho - Os dois mil funcionários da Fichet Schwartz-Hautmont, de Santo André, paralisaram ontem o trabalho por sete horas.

Educação - Governador Paulo Egydio Martins sanciona o Estatuto do Magistério.

Política - Antonio Dias Amorim, de São Bernardo, desiste de concorrer à Assembléia Legislativa.

Editorial - Rescaldo ainda queima arenistas.

Falecimento - Morreu ontem em São Paulo o costureiro Denner, de câncer.

Polícia - Menor causa incêndio e salva irmão em Utinga.

EM 10 DE NOVEMBRO DE ...

1873 - Assinado contrato para o estabelecimento de uma linha de bondes, puxados por animais, na interligação Santos-São Vicente.

1953 - Fundada a Instituição Assistencial Nosso Lar, em Santo André, que teve origem, em 1950, num abrigo aos desamparados do Centro Espírita Francisco Ribeiro. Entre os fundadores, José Corrêa Gomes e João Manoel Juanilho.

1968 - Inaugurado o Mercado Distrital de Rudge Ramos.


1968 - Inaugurada a Rodovia Castelo Branco, cujo primeiro nome foi Auto Estrada do Oeste ou, popularmente, Rodovia do Oeste.

HOJE

Dia do Trigo.

SANTOS DO DIA

André Avelino, Demétrio, Florência, Leão Magno e Ninfa.

Leão Magno foi papa durante 21 anos e doutor da Igreja. Faleceu em Roma no ano 461.

Ademir Médici é jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;