Memória Titulo MEMÓRIA
Feliz 2017, feliz 1972...
Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
01/01/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


“Será preciso que se diga o nome de cada um desses companheiros? Achamos que não, uma vez que nós nos sentimos um todo como uma família, que algumas vezes briga, mas que no fim busca as mesmas aspirações, os mesmos anseios e a mesma lealdade para com os nossos leitores”.

Serafim Vicente, 1º de janeiro de 1972, ao publicar em sua coluna, aqui no Diário, a foto dos então componentes da Redação do jornal.

Foram dois clics apenas no último dia de 1971. E a foto publicada no dia seguinte registra, à posteridade, a família citada pelo jornalista Serafim Vicente: a ainda modesta, em número, Redação do Diário.

Entre os colegas, nomes hoje históricos do jornalismo do Grande ABC, entre os quais Aleksandar Jovanovic (hoje professor na USP), Chiquinho Palmério, Claudinho Polesi, Edson Motta, Eduardo Camargo, Jaime Gonçalves, João Colovatti, José Marqueiz, Josué Dias (o ‘Diadema’), Mário Otsubo (hoje no Japão), Osvaldo Donadio, Roberto Lopes e Serafim Vicente, que também escreveu:

“Retratamos (em 1971) grandes e dolorosos acidentes. Registramos os momentos políticos agudos, não só da região, mas do mundo inteiro. Falamos da miséria dos nossos semelhantes, com isenção de ânimo, enaltecendo os que mereceram e criticamos aquilo que julgamos errado. Do nascimento de uma criancinha à morte de um ancião, estivemos presentes. E vamos continuar. 1972 será o que conseguirmos fazer. Paz”.

QUARENTA E CINCO ANOS DEPOIS...

– Novas gerações de profissionais do jornalismo, aqui no Diário, têm o mesmo sentimento dos que os antecederam. E caminham, peito aberto, em busca do ideal de bem informar e formar.

– E nós comunicamos, felizes, que a partir de 1971, 1972, o Banco de Dados do Diário mantém, intactos, organizados, bem cuidados, todos os negativos fotográficos produzidos desde então, o que para nós de Memória será uma pauta permanente pelos dias, meses e anos que virão.


Municípios Brasileiros

114 municípios celebram seus aniversários no primeiro dia do ano. Alguns são muito conhecidos aqui no Grande ABC, exemplos de Açucena (Minas Gerais), Ilha de Itamaracá (Pernambuco) e Presidente Bernardes (Minas Gerais).
De São Paulo, um único aniversariante: Uru, na região de Bauru. Elevado a município em 1954, quando se separa de Pirajuí.

Entre as novas cidades, uma se chama Presidente Sarney. Claro, fica no Estado do Maranhão – ué, podem ser homenageadas pessoas vivas? Logo, logo, teremos os municípios de Presidente Lula e Presidente Dilma?

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 1º de janeiro de 1987 – ano 29, edição 6330

Manchete – Otimistas, prefeitos prometem obras em 1987 (reportagem de Silvana Requena):

Hospital de Clínicas em Santo André.

Estádio Municipal em São Bernardo.

Viaduto de ligação da parte alta e baixa de Ribeirão Pires.

Urbanização de favelas em Mauá.

Construção de mini-hospital em Rio Grande da Serra.

Construção do edifício da Câmara Municipal em Diadema.

Em 1º de janeiro de...

1917 – Solenemente festejada no Município de São Bernardo a passagem do ano novo.
Inicia-se o ano Jubilar da Basílica de Aparecida, com solenes festas alusivas ao bicentenário do achado, nas águas do Paraíba, da imagenzinha da padroeira.

Entra em vigor, em todo o território da República, o Código Civil.

Cássio Muniz e Cia lançam os utensílios de alumínio Rochedo.

A guerra. Do noticiário do Estadão: o texto da resposta dos aliados à nota alemã.

1942 - Os japoneses da Fazenda da Juta, atual Parque Novo Oratório, em Santo André, fundam a Associação Asahi Nihon Jin Kai, cujo primeiro presidente foi Suehiro Motomura.

1949 - Instalado, oficialmente, o Município de São Caetano do Sul.

1967 - Num tempo em que as posses dos prefeitos e vereadores não coincidiam em todos os municípios brasileiros, o Grande ABC via chegar ao poder dois novos prefeitos: Elio Bernardi, com Américo Perrella de vice, em Mauá; e Santinho Carnavale, com Antonio Simões de vice em Ribeirão Pires.

1972 – Rádio Diário AM apresenta as 60 músicas mais vendidas no ano de 1971. As três primeiras foram: “Balada nº 7”, com Moacyr Franco; “Oh me oh my”, com B. J. Thomaz; e “Amada amante”, com Roberto Carlos.

Santos do Dia

São Fulgêncio (África, Cartago, 465 – Ruspe 533). Lutou contra os hereges arianos. Escreveu obras. Pregou a caridade como o caminho que conduz ao céu.

Maria

Almáquio

Odilão


Hoje

Dia Mundial da Paz

Dia da Fraternidade Universal

Dia do Município
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;