Cultura & Lazer Titulo
Detonautas pela paz
Por Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
04/06/2007 | 07:02
Compartilhar notícia


Nesta segunda-feira, pontualmente às 19h, qualquer cidadão brasileiro terá a oportunidade de demonstrar seu descontentamento em relação à criminalidade e a impunidade. Para expressar essa insatisfação, bastará um simples gesto: apagar as luzes de sua moradia por um minuto.

A proposta de convocar a população partiu do vocalista da banda de rock Detonautas, Tico Santa Cruz, que batizou a iniciativa como “apagão moral”. No horário marcado, ele comandará o protesto diretamente do programa Na Rua, exibido pela TVJB a partir das 18h, e voltado ao público juvenil. Durante a atração, será veiculado um videoclipe com imagens impactantes da violência no Brasil.

Sempre engajado em eventos que visam a conscientização dos jovens sobre a criminalidade, o cantor enfrentou o problema de perto. O assassinato de seu companheiro de grupo, o guitarrista Rodrigo Netto – vítima de uma tentativa de assalto no Rio de Janeiro – completa um ano amanhã. “É uma forma de mobilizar as pessoas, sem que seja necessário que elas saiam de casa. A gente tem dificuldade de tirar pessoas de casa para lutar pelos seus direitos, o que já não acontece quando se trata de uma festa ou um jogo de futebol”, explica o roqueiro.

Segundo ele, os sucessivos casos de corrupção noticiados pela imprensa e a falta de punição aos envolvidos, que costuma ocorrer após esses episódios, não deve ser utilizado pelo jovem como justificativa para a alienação política. “É por esse desinteresse que esses caras (políticos corruptos) continuam fazendo isso”, frisa o cantor.

No último dia 31, ele participou de um protesto em Brasília coordenado pela organização não-governamental Rio de Paz. Na ocasião, os ativistas montaram varais na Esplanada dos Ministérios, onde foram colocados 15 mil lenços brancos.

De acordo com a ONG, os lenços representaram o número de assassinatos registrados no país somente nos cinco primeiros meses deste ano.

REFLEXÃO
Para o apresentador do Na Rua, Léo Almeida, a juventude dispõe atualmente de diversas fontes de informação para entender as causas dos problemas sociais e, principalmente, combatê-las. Entretanto, ele evita generalizações a respeito da violência. “Existe aquele jovem que carrega uma arma e não teve oportunidades. Mas, também tem aquela menina, que tem instrução e mata os pais”, afirma o comunicador.

Caracterizado pela interação com os espectadores, que participam por telefone e e-mail, o Na Rua também promove debates e shows e exibe esquetes. Entre os destaques do programa, gravado ao vivo em um cenário que imita a rua, estão o seriado Garotas e o quadro Arranca Rabo, em que ocorrem disputas de beatbox, dança, grafite, entre outras manifestações artísticas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;