Política Titulo Evento internacional
Sto.André promove ato com mulheres guerrilheiras
Vitória Rocha
Especial para o Diário
30/05/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


A Justa Rebeldia das Mulheres é o nome do evento internacional que será realizado em Santo André de quinta-feira a sábado para discutir a presença de mulheres na luta guerrilheira contra as ditaduras na América Latina, com entrada franca.

Organizado pelo Centro da Memória de Santo André, em parceria com a Prefeitura, os seminários contarão com palestrantes de diversos países, como Chile, Bolívia, Paraguai, Panamá e Brasil, a exemplo da ex-presidente da Caixa Econômica Federal Miriam Belchior e a ex-secretária de Política para Mulheres da Presidência, Eleonora Menicucci.

Coordenador do Centro da Memória, Cido Farias explica que o objetivo das palestras é dialogar com a juventude. “No último evento que tivemos, 70% das pessoas que participaram tinham menos de 30 anos, o que demonstra grande interesse por parte dos jovens universitários. Há movimento de jovens conscientes que querem saber sobre a história, principalmente da mulher jovem.”

Segundo a chefe da Pasta de Política para Mulheres de Santo André, Silmara Conchão, é essencial mostrar a participação feminina na luta contra governos autoritários. “A gente tem um contexto em que a luta das mulheres na ditadura foi apagada. É momento de jogar luz na história, aproveitando que essas companheiras estão vivas. Por isso, o registro dessas experiências é importante. É lacuna que a história tem e que, com esse evento, preencheremos, porque vamos promover a valorização da participação das mulheres em defesa da liberdade”, explicou.

Apesar de as palestras começarem na quinta-feira, a abertura oficial será no sábado, no Teatro Municipal. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;