Economia Titulo
BC do Japão deve voltar a relaxar política nos próximos meses, dizem analistas
Por
09/02/2016 | 10:31
Compartilhar notícia


O Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) deverá relaxar sua política monetária ainda mais nos próximos meses, após a decisão de introduzir uma taxa negativa de juros, na reunião do fim de janeiro.

Para Takeshi Yamaguchi, economista sênior da Morgan Stanley MUFG Securities, o BC japonês deverá voltar a agir antes das eleições da câmara alta do Parlamento, previstas para julho.

O mais provável, diz Yamaguchi, é que o BoJ tome novas medidas na reunião de abril (27 e 28), mas há o "risco" de isso ocorrer antes, no encontro de março (14-15), dependendo dos "movimentos dos mercados".

Na opinião do economista-chefe do instituto de pesquisa Norinchukin, Takeshi Minami, o BoJ adotará novas ações se o dólar recuar abaixo de 110 ienes. Na madrugada de hoje, o dólar chegou a ser cotado a 114,20 ienes, seu menor valor desde 10 de novembro de 2014.

Tanto Yamaguchi quanto Minami acreditam que o BoJ poderá cortar ainda mais sua taxa de depósitos para reservas excedentes, que no mês passado foi reduzida de 0,1% para -0,1%.

Yamaguchi, porém, não descarta um modesto aumento no programa de compras de ativos do BoJ, cujo volume anual é atualmente de 80 trilhões de ienes (US$ 695 bilhões). Com informações da Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;