Economia Titulo
PIB da China tem alta anual de 7,0% no 1º trimestre, ritmo mais lento desde 2009
15/04/2015 | 01:38
Compartilhar notícia


Depois de terminar 2014 com a menor taxa de crescimento econômico em 24 anos, a China começa 2015 em um ritmo ainda mais lento. Nos primeiros três meses deste ano, o Produto Interno Bruto (PIB) do país registrou expansão de 7,0% em relação a igual período do ano anterior, informou o governo nesta terça-feira. É o pior resultado para o primeiro trimestre desde 2009, quando houve avanço de 6,6%, em meio à crise financeira global de então.

Em todo o ano passado, a economia chinesa avançou 7,4%, abaixo da meta estabelecida pelo governo, de 7,5%. Apesar de sinalizar desaceleração, o primeiro trimestre de 2015 está em linha com o objetivo traçado para este ano, de cerca de 7,0%. Ficou, inclusive, acima da previsão dos analistas consultados pela Dow Jones Newswires, de alta de 6,9%.

Após a divulgação dos dados, o primeiro-ministro da China, Li Keqiang, reconheceu, em encontro com economistas e empresários, que "as pressões de baixa sobre a economia do país continuam a aumentar", mas classificou os últimos resultados como "razoáveis". Em comparação com o último trimestre de 2014, o PIB cresceu 1,3%.

O economista Shen Jianguang, da corretora Mizuho, acredita que a desaceleração pode ser mais expressiva do que estes números sugerem. Ele lembrou que, em março, o último mês do primeiro trimestre, os dados de produção industrial, vendas no varejo e investimentos em ativos fixos urbanos perderam ritmo em relação a fevereiro. "Isso demonstra uma economia ainda mais enfraquecida", disse o analista, que também mencionou reduções no volume de cargas ferroviárias e no consumo de energia elétrica.

A produção industrial cresceu 5,6% nos 12 meses encerrados em março, ante uma expectativa do mercado de alta mais acentuada, de 6,9%. As vendas no varejo e os investimentos subiram 10,2% e 13,5%, respectivamente, ante previsões também maiores, de 10,9% e 13,9%.

Entre os setores, o que mais preocupa é o mercado imobiliário, um dos principais motores da economia. Nos primeiros três meses de 2015, as vendas de moradias caíram 9,1% ante igual período de 2014, queda mais forte que a verificada em todo o ano passado, de 7,8%. Os investimentos em propriedades desaceleraram para aumento de 8,6% no primeiro trimestre, ante um crescimento de 10,4% em 2014.

Os diversos sinais de enfraquecimento da atividade elevam as pressões do mercado sobre o Banco do Povo da China (PBoC, na sigla em inglês), o banco central chinês, para que novas medidas de estímulo sejam adotadas. Desde novembro, dois cortes de juros foram realizados, além de reduções em taxas de depósitos compulsórios. "Mas o governo ainda tem munição para mais", afirmou o economista Brian Jackson, da consultoria IHS Global Insight. A referência dos juros está em 5,35%, enquanto o compulsório bancário está em 19,5%. Com informações da Dow Jones Newswires




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;