Diarinho Titulo Vocabulário
Conheça algumas palavras indígenas
Por Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
14/04/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Pipoca quer dizer ‘pele que dá estalo', pois a casquinha do grão de milho estoura quando está no fogo. Peteca significa ‘bater com a mão'. E samambaia é ‘cordas trançadas', por causa do formato de suas folhas.

Em tupi, gambá quer dizer ‘barriga oca', porque a fêmea tem tipo de bolsinha na barriga (semelhante à do canguru) para cuidar dos filhotes. Sabiá significa ‘canto melodioso', e tamanduá é ‘papa-formigas'.

Jacaré significa ‘aquele que olha de lado' ou ‘lagarto d'água'. Enquanto jabuti, que também é réptil, quer dizer ‘aquele que não bebe', pois é animal terrestre que não nada. Como se alimenta de pequenas frutas que encontra pelo caminho, influenciou o nome da jabuticaba, que é ‘comida de jabuti'.

Minhoca significa ‘o que é tirado do chão', pois o bicho vive dentro da terra. Já taturana, em tupi, é ‘o que se parece com tatu' e, originalmente, dá nome a um marimbondo. Tatarana é que significa ‘lagarta de fogo'.

Catapora vem de duas palavras em tupi: tata, que significa ‘fogo', e pora, que é ‘saltar'. Algo parecido ocorre com a palavra capim; caa é mato, e pii ‘pequeno'. Por comer o vegetal, a capivara ganhou seu nome; quer dizer ‘bicho comedor de capim'.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;