Cultura & Lazer Titulo Novela
De mutante, só mesmo o horário
Por Da a TV Press
05/06/2008 | 07:02
Compartilhar notícia


Já era de se esperar que Os Mutantes chegasse ao ar com uma intensa sensação de déjà vu. Exceto uma abertura reformulada e alguns personagens novos, poucas foram as transformações entre a novela da Record e sua antecessora, Caminhos do Coração.

A transição nem foi sentida. O primeiro capítulo deu continuidade ao julgamento da protagonista, que não chegou a ser finalizado na história anterior. Os conflitos são semelhantes, os seres bizarros continuam se multiplicando entre os personagens e até os protagonistas são os mesmos.

De novidade mesmo, só a estratégia de antecipar o horário e exibir a trama às 20h40. Tática inteligente, levando-se em consideração a estréia de A Favorita. (Globo). Todo o marketing de apresentar uma novela nova embalada em uma continuação de outra que já segurava 18 pontos de audiência garantiu o recorde de estréia na nova fase de teledramaturgia da emissora, com 22 pontos de média e pico de 25, cinco pontos superior ao da própria Caminhos do Coração, que, na estréia original, em agosto do ano passado, alcançou 17.

A mudança de horário é explicada pela emissora com uma pesquisa que revelou o perfil dos telespectadores de Caminhos do Coração. De todas as pessoas que assistiam ao folhetim, 28% eram crianças. O novo horário favorece essa faixa etária e ainda atrai os adolescentes.

Para sustentar esse público e elevar a média geral da Record na faixa de novelas, entre 20h40 e 22h45, a estratégia do autor Tiago Santiago foi investir no que já se tornou a grande marca das tramas da Record. As cenas de ação, agora aliadas aos efeitos especiais envolvendo os mutantes, se destacam e movimentam a novela na disputa entre a Liga do Bem e a Liga Bandida.

O resultado é uma formatação em um misto de história em quadrinho e série, já que o passado dos personagens e situações relevantes são constantemente relembradas em flashbacks e chamadas. Chega a ser irônico, porque a Record divulga que não investirá em séries até que o núcleo de dramaturgia aumente ainda mais sua audiência. Mas produz a cada noite uma espécie de episódio.

Os mutantes remetem à série de TV Heroes e à histórias em quadrinhos dos X-Men. O vai-e-vém de personagens que tentam sair da ilha fictícia lembra os sobreviventes do acidente aéreo da série Lost.

No que diz respeito ao elenco, Tiago Santiago parece ter escolhido bem que personagens não seriam mais necessários nesta nova empreitada.

Os mal-sucedidos se foram, como Helga, de Preta Gil, e Amália, de Mônica Carvalho. Melhor para ele, que pode contar com um grupo de ‘sobreviventes' mais preparado para disfarçar a inexpressividade de alguns novos. Como a mulher-aranha Ariadne, da ex-Miss Brasil Natália Guimarães. A personagem só serve para embelezar seqüências e falar em procriação. Ou até mesmo Samira, a gêmea má de Maria, interpretação dupla de Bianca Rinaldi. Como mocinha, a atriz se sai bem. Mas seu início na pele da grande vilã desta nova fase deixou a desejar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;