Setecidades Titulo Mobilidade
Prefeituras antecipam Dia
Sem Carro no Grande ABC

Municípios fazem hoje ações para conscientizar a
população sobre mobilidade sustentável e segurança

Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
21/09/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


As prefeituras de Santo André e São Bernardo anteciparam para hoje as ações do Dia Mundial Sem Carro, que originalmente é celebrado no dia 22. A data, que integra a Semana Nacional de Trânsito, tem como objetivo conscientizar a população sobre mobilidade sustentável e segurança viária. Em ambas as cidades, importantes avenidas serão fechadas para mostrar aos moradores que é possível sobreviver sem utilizar automóvel ou motocicleta.

A análise sobre a gestão da Mobilidade Urbana no Grande ABC mostra que houve pequenos avanços desde setembro de 2013. No que se refere a acidentes envolvendo pedestres e ciclistas, os números ainda são altos, mas apresentam queda. No primeiro semestre deste ano, foram registradas 171 internações decorrentes de atropelamentos na região, segundo o DataSUS (banco de dados do Ministério da Saúde) – 10,5% a menos que os 191 contabilizados nos seis primeiros meses de 2013. Já as ocorrências envolvendo pessoas a bordo de bicicletas teve redução de 36,6%, passando de 71 para 45 casos.

A infraestrutura para o transporte coletivo também melhorou. Foram feitas faixas exclusivas para ônibus em Santo André, São Bernardo e Mauá. Para os ciclistas, foram criados, desde o último Dia Mundial Sem Carro, 2,7 quilômetros de vias exclusivas, divididos entre a ciclovia da Avenida Kennedy, em São Bernardo, e a ciclofaixa permanente da Avenida das Nações, em Santo André. Mauá, Diadema e Ribeirão Pires também criaram ciclofaixas, mas os equipamentos são destinados ao lazer e só funcionam aos domingos e feriados.

PROGRAMAÇÃO

Em Santo André, a pista rebaixada da Avenida Perimetral ficará fechada hoje entre 8h e 11h para o Movimento Sobre Rodas e será exclusiva para bicicletas, skates, patins, cadeiras de rodas e pedestres. Já em São Bernardo, a Avenida Barão de Mauá, no bairro Chácara Inglesa, será bloqueada para carros das 9h às 15h. Além de brinquedos e incentivo a esportes. haverá exposições de ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e da GCM (Guarda Civil Municipal).

Diadema não fará atividade específica para a data. “Vamos iniciar em breve uma grande campanha de educação no trânsito. Antes de fazer qualquer ação, precisamos trabalhar na conscientização”, explica o secretário de Transportes, José Carlos Gonçalves.

Em Mauá, a programação, com foco na proteção ao pedestre, teve início no dia 15 e vai até o fim do mês com palestras e encenações teatrais. Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra não informaram.

Para especialista, poder público deve ‘democratizar’ o transporte

Para o urbanista Nazareno Affonso, coordenador do MDT (Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade) e ex-secretário de Transportes de Santo André, o Dia Mundial Sem Carro estimula a reflexão sobre a divisão do espaço viário. “É preciso democratizar o transporte. Os veículos particulares ocupam 90% das vias, mas carregam apenas 30% dos passageiros. O correto seria que os automóveis tivessem 30% do espaço disponível e o resto fosse ocupado por faixas de ônibus, ciclovias e calçada.”

O especialista estima que seja baixa a adesão dos motoristas à data. “O dia é mais voltado a ações lúdicas e educativas. Mas as prefeituras devem aproveitar a ocasião para fazer pesquisas e anunciar medidas de impacto para a Mobilidade Urbana.”

O Dia Mundial Sem Carro foi criado em 1998 na França pela então ministra do Meio Ambiente, Dominique Voynet. O objetivo era controlar a emissão de gases poluentes à atmosfera.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;