Memória Titulo Memória
Às margens do Ribeirão dos Meninos

A presença da Resana S/A Indústrias Químicas em São Bernardo

Por Ademir Medici
13/09/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


“Resana de resina, pioneirismo nacional. Empresa integra hoje o patrimônio do parque industrial brasileiro”.

Fonte: revista Halo, nº 25, 1963.

A presença da Resana S/A Indústrias Químicas em São Bernardo ajuda a explicar o processo de transformação econômica da cidade.

A empresa veio de São Paulo na primeira metade da década de 1950 para ocupar área anteriormente rural da Linha Galvão Bueno, cultivada por imigrantes italianos no hoje bairro Demarchi.

Estrategicamente instalada às margens do Ribeirão dos Meninos, a Resana antecedeu a Volkswagen do Brasil neste espaço e, curiosamente, deixa São Bernardo – trocando-o por Mogi das Cruzes – por causa das enchentes cíclicas do Meninos.

REENCONTRO

Hoje, exatamente na data da fundação da Resana – ocorrida em 13-9-1948, em São Paulo, por Gunner Orberg – antigos colaboradores da empresa realizam o seu nono reencontro, a poucos metros do terreno que a Resana ocupou na Estrada Galvão Bueno, hoje Avenida Maria Servidei Demarchi.

Para lembrar a data, esta foto de 1978, que saiu na capa da Revista Família Volkswagen. Parecendo um departamento da montadora, aí está a Resana no destaque, às margens do Ribeirão dos Meninos, junto a Servidei Demarchi.

Família Volkswagen, a revista, é de 1962. O Tambor, jornal da Resana, foi publicado seis anos depois pela primeira vez, em 13-9-1968, celebrando os 20 anos da Resana. Tudo a ver.

Gunner Orberg se foi. Mas aí está, forte, seu irmão, Carsten, e os descendentes. Uma história que o resanense Paulo A. Pereira não deixa ser esquecida.

OITAVO REENCONTRO DOS RESANENSES

Quando: hoje, sábado, dia 13

Local: Restaurante Florestal, a partir do meio-dia

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 13 de setembro de 1984 – ano 27, nº 5621

Primeira Página – Polícia Florestal flagra novo desmatamento em Ribeirão Pires, às margens da Billings.

Abastecimento – Mais dois sacolões serão inaugurados, hoje no bairro Jardim; domingo, em Rio Grande da Serra.

Música – Sá e Guarabira amanhã na Metodista.

Futebol – Pelo Campeonato Paulista: ontem, no Bruno Daniel, Santo André 0, XV de Jaú 0.

News Seller há 50 anos

Domingo, 13 de setembro de 1964 – ano 7, nº 331

Manchete – Dia 7 de março eleições em Rio Grande da Serra (ex-Rio Grande e Icatuaçu)

A informação é prestada por Carlos José Carlson, líder autonomista, citando a Justiça Eleitoral que incluiu o novo município no calendário eleitoral de 1965.

Em 13 de setembro de...

1909 – Santos-Dumont, voando num Demoiselle, estabelece recorde de velocidade: 96 quilômetros por hora.

1914 – Primeira Guerra Mundial. Manchete do Estadão: 90 mil prisioneiros e 40 mil mortos e feridos; chegada de estudantes brasileiros da Universidade de Liège pelo vapor Alcântara.

1974 – Edson Danillo Dotto, jornalista e publicitário, diretor responsável do Diário, recebe o título de Cidadão de São Caetano.

“À imprensa está sempre destinado o papel de construir e colaborar, e nunca destruir”, declarou Dotto ao receber o título em sessão solene na Câmara.

Santos do dia

Na estampa, São João Crisóstomo (309-407). Bispo e doutor da Igreja. foi um grande orador do seu tempo. Todos os escritos dizem que multidões se juntavam ao redor do púlpito onde estivesse discursando. Tinha o dom da oratória e muita cultura, uma soma muito valiosa para a pregação do cristianismo.

- Ligório

- Maurílio

Nas ondas do rádio

Viagem no tempo, com Marcelo Lopes Duarte. Vinte e quatro horas por dia na internet: www.viagemnotempo.net . Aos sábados e domingos, o melhor do flashback, com canções populares brasileiras e internacionais; de segunda-feira a sexta-feira, o melhor da música instrumental. E mais: fotografias e notícias no tempo.

ESTADÃO AM (700) e FM (92,9). ESTADÃO ACERVO. O Metrô de São Paulo faz 40 anos: tempo de viajar no tempo e visitar as estações mais antigas do mundo; para relembrar Je t’aime, música francesa que fazia sucesso e tocava no rádio: de repente a Censura Federal descobre que a canção inspirava sensualidade e manda proibir; a inauguração de um museu dedicado a Santana, avó de Jesus Cristo: fica em Tiradentes (Minas Gerais). Apresentação: Geraldo Nunes. Hoje, às 6h e 14h; amanhã, às 7h.

RÁDIO ABC (1570) – Causas Nobres. Entrevista ao vivo com Roberto Fernandes de Souza, diretor da Instituição Assistencial Irmã Palminha, de São Bernardo. Produção e apresentação: Antonio Dalto. Hoje, por caso do horário eleitoral, às 14h.

BANDEIRANTES AM (840) e FM (90,9). Memória. Em função da morte, esta semana, do cantor Miltinho, a reapresentação de um programa Memória de março de 2003 feito com o cantor. Miltinho foi um dos recordistas em execução e venda de discos em toda a primeira metade dos anos 60. Só dava ele. Produção e apresentação: Milton Parron. Por causa do futebol, o programa irá ao ar a 1h da madrugada de domingo, com reprise às 5h.

Município Brasileiro

- Aniversaria hoje: Machado (MG). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;