Política Titulo Santo André
Grana estuda soluções
para o destino do lixo

Segundo candidato petista em Santo André, a usina de
reaproveitamento de resíduos pode ser alternativa viável

Por Cadu Proieti
do Diário do Grande ABC
22/09/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Questionado sobre o que pretende fazer para solucionar os problemas de destinação do lixo em Santo André, o candidato do PT ao Paço andreense, Carlos Grana, respondeu ser necessário pensar em novas ações para o tema, já que o aterro municipal enfrentou problema de interdição por atingir capacidade máxima de armazenamento.

"Todo aterro, chega uma hora, alcança seu limite. Precisamos ter outras soluções. Há tecnologias no mundo para colaborar nesse sentido. O prefeito (Luiz) Marinho (PT), em São Bernardo, está discutindo a criação de uma usina para reaproveitamento do lixo", comentou o prefeiturável.

A declaração do petista foi baseada no fato de o aterro municipal ter sido fechado, de maio de 2010 a fevereiro do ano passado, por não atender exigências da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Durante esse período, a Prefeitura foi obrigada a gastar R$ 16 milhões com envio de lixo para outras localidades. O equipamento só foi liberado após adequações feitas pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) no espaço.

A criação de usina para reaproveitamento do lixo em São Bernardo, citada pelo prefeiturável, está prevista para acontecer no terreno do antigo lixão do Alvarenga. A intenção da administração são-bernardense é implementar o projeto em PPP (Parceria Público-privada), mas, até o momento, apenas uma empresa manifestou interesse pelo empreendimento. A previsão é que a usina saia do papel em 2015.

Segundo Grana, o destino final do lixo deve ser debatido entre as sete cidades da região. "Algumas situações não são apenas de nossa cidade. O Grande ABC precisa discutir e buscar soluções mais definitivas para a destinação dos resíduos sólidos. Teremos de conseguir resolução disso com os outros prefeitos. Já existem conversas avançadas sobre isso dentro do Consórcio Intermunicipal", afirmou o candidato.

O que motiva a declaração do petista é o fato de que a região conta com apenas dois aterros sanitários: o de Santo André e o da Lara, em Mauá, que é particular e recebe material de todos os outros municípios do Grande ABC. No total, são despejadas 2.800 toneladas de lixo ao dia nesse equipamento privado.

Na manhã de ontem, Grana realizou caminhada pelo Jardim Bom Pastor. A atividade da tarde foi cancelada devido à chuva. Amanhã, o prefeiturável recebe o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para um comício.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;