Setecidades Titulo Transportes
Alckmin lança consulta a
edital da Linha 18 do Metrô

Estado prevê assinatura do contrato com empresa
vencedora até dezembro; Linha ligará ABC à Capital

Cadu Proieti
Do Diário do Grande ABC
04/07/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


O governador Geraldo Alckmin (PSDB) lança hoje a consulta pública do edital para a PPP (Parceria Público-Privada) de construção da Linha 18-Bronze do Metrô, que ligará o Grande ABC à Capital por sistema de monotrilho. O ato será realizado no Palácio dos Bandeirantes e contará com a presença dos prefeitos de São Paulo, Fernando Haddad (PT), Santo André, Carlos Grana (PT), São Bernardo, Luiz Marinho (PT), e São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB).

A partir de amanhã, o edital, contrato e demais anexos do projeto ficarão disponíveis no site www.stm.sp.gov.br, por meio do link ‘PPP Linha 18’, durante 30 dias, para observação da população e recebimento de sugestões de interessados. O trâmite é obrigatório por lei.

Após esse período, o Conselho Gestor de PPP tem o prazo de mais 30 dias para incorporar ou não as indicações recebidas ao projeto. A previsão da Secretaria de Estado dos Transportes é que o edital para a concessão da linha seja publicado até setembro. O Estado pretende receber as propostas das empresas concorrentes em novembro e assinar o contrato com a vencedora em dezembro. A intenção do governador é iniciar as obras no fim deste ano ou no início de 2014.

“Com esse lançamento, podemos dizer que a obra para a Linha 18-Bronze começa a sair do papel. É um fato histórico, já que essa será a primeira vez que o metrô sairá da Capital”, comentou Alckmin, em entrevista exclusiva ao Diário.

A primeira fase do projeto contará com 14,9 quilômetros de extensão operacional (de um total de 15,7). O trajeto terá 13 estações (veja no quadro ao lado) e passará por São Paulo, São Caetano, Santo André e São Bernardo. O valor total previsto para implementação do equipamento é de R$ 3,5 bilhões, sendo 55% de verba pública e o restante investimento privado.

Com a linha em pleno funcionamento, 26 trens irão atender à demanda diária estimada de 314 mil passageiros, permitindo ligação mais rápida entre os municípios da região e a rede metroferroviária de São Paulo. Também será construído pátio de estacionamento, manobras e manutenção de trens, dois terminais de integração intermodal e um estacionamento para três trens ao longo da linha.

A Prefeitura de São Bernardo solicita a extensão da linha até o bairro Alvarenga, sendo essa a segunda fase do empreendimento. O secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, afirmou ontem ao Diário que o prolongamento da Linha 18-Bronze está previsto, mas ainda será discutido ao longo dos 48 meses de obra da primeira etapa do projeto.

Monotrilho da região será semelhante ao da Linha 15-Prata

O secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, confirmou que na Linha 18-Bronze do Metrô será utilizado o sistema semelhante ao Innovia Monotrilho 300, modelo que será fornecido para a Linha 15-Prata, que conectará a Vila Prudente à Cidade Tiradentes, na Zona Leste da Capital. No mês passado, a equipe do Diário viajou ao Canadá para conhecer o equipamento.

Com estimativa de acolher até 150 passageiros por carro, o monotrilho que entrará em operação na Capital possui sistema de tração elétrica e sustentação por pneus sobre vigas de mais de 60 metros de altura e sem condutor. Pesando 14 toneladas por composição, o modelo foi projetado sem preenchimento de espaços ociosos, o que, segundo a empresa, diminuiu em 30% o peso total. O trem, mais leve, pode alcançar 80 km/h, embora a velocidade média de atuação na Linha 15-Prata deva ser de 40 km.

“É um sistema moderníssimo, que recebeu, há três semanas, em Genebra (na Suíça), o prêmio de melhor sistema urbano de transporte de passageiros. Estamos levando para o Grande ABC modelo considerado a maior inovação do biênio”, comentou Fernandes.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;