Setecidades Titulo
Projeto piloto orienta estudantes a darem tratamento 'digno' a animais
Adriana Ferraz
Do Diário do Grande ABC
04/05/2006 | 07:57
Compartilhar notícia


As escolas estaduais de Diadema iniciam neste final de semana trabalho direcionado à posse responsável de cães e gatos. O projeto piloto tem por objetivo ensinar crianças e adolescentes a respeitarem os direitos e necessidades dos bichos. Realizada pelo Programa da Família, em parceria com o grupo Focinhos Gelados, de Santo André, a nova atividade, se aprovada, pode ser implantada nas demais cidades do ABC.

Segundo os coordenadores do trabalho – intitulado como Animal Saudável é o Bicho –, a solução dos problemas enfrentados pelos animais de estimação, como maus-tratos e abandono, está diretamente relacionada à educação dos donos. "Poucas pessoas têm a consciência de que todo animal deve ser castrado, antes mesmo da primeira cria", diz o engenheiro e voluntário, Fowler Braga Filho.

Em Diadema, alunos com idade entre 7 e 14 anos serão orientados, também, sobre cuidados com a alimentação dos bichos. Os pais receberão dicas valiosas sobre adoção. "Antes de levar um animal para casa, é preciso pensar que ele vive, em média, 15 anos e custa cerca de R$ 45 mensais", completa Braga Filho.

Adoção responsável

Voluntários do grupo Focinhos Gelados ensinam o que significa posse responsável. Confira:

1 – Todo animal de estimação deve ser cadastrado e receber uma espécie de RG animal. Cada município segue uma legislação própria. O interessado deve procurar obter informações sobre o serviço junto à Prefeitura. A carterinha contém o número de registro, o nome do animal e os dados do dono, como endereço e telefone.

2 – Os bichos devem receber vacina periódica. Cães, por exemplo, precisam tomar, anualmente, vacinas múltiplas e contra a raiva.

3 – É recomendável que cada família tenha, no máximo, dez animais de estimação, em função do bem-estar dos bichos e dos gastos proporcionados. Cada animal, se bem cuidado, representa um gasto mensal de até R$ 45.

4 – Alimentação adequada e espaço são direitos de todo animal. Os donos devem saber que cachorros grandes e apartamentos pequenos não combinam.

5 – Animais de estimação vivem, em média, 15 anos. Antes de adotar um bichinho, é preciso levar esse dado em consideração.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;