Claúdio Conz Titulo
Escolas on-line

Associação investe pesado na criação de plataforma para atender carência de mão de obra na construção

Cláudio Conz
23/08/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Uma das principais bandeiras da Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção), da qual sou presidente, é a questão da qualificação profissional. Não é a primeira vez que abordo esse assunto neste espaço, por se tratar do gargalo do setor da construção civil.

Quando falamos sobre vendas - somos representantes dos varejistas da construção -, vemos diante de nossos olhos grande desafio. A maioria dos setores do comércio tem reclamado nos últimos anos da dificuldade de se encontrar profissional adequado para vagas de vendedores. No nosso caso, em especial, temos ainda maior dificuldade, pois a compra de produto inadequado pode causar prejuízos e até acidentes para os consumidores. Daí a necessidade iminente de qualificação. Não é apenas questão de se vender mais, mas também está em xeque a satisfação do cliente, propiciar boa experiência de compra e oferecer qualidade e valor na hora da venda.

Num mundo em que cada vez mais o on-line toma o lugar do off-line, investimos pesado na criação de plataforma para atender a esta carência de mão de obra. Em 2010, criamos a Academia de Vendas, primeiro programa de qualificação on-line de vendedores em sistemas construtivos do País.

Totalmente baseado em vídeo-aulas, os alunos aprimoram conhecimentos agrupados em seis áreas de conhecimento - é a Escala de Aprendizagem e Desempenho. Após cada estágio, o aluno põe em teste o que aprendeu, num sistema de avaliação também pela internet. O proprietário ou gerente da loja acompanha o desempenho de cada um de seus vendedores individualmente e pode determinar quais assuntos precisam ser melhor desenvolvidos pela sua equipe. O funcionário não precisa sair da loja, o que facilita e democratiza o treinamento para comércios de todo o País.

O resultado do projeto é um grande sucesso. Após dois anos de intenso trabalho e ajustes, chegamos próximos da marca de 3.000 alunos no curso a distância. Agora, daremos início à segunda fase do programa, com muitas novidades. Para quem é do setor, lojista ou vendedor, vale a pena acompanhar de perto. Complementarmente a este programa, a Loja Escola da Anamaco oferece diversos cursos rápidos, além dos de cursos de gestão e MBA.

São iniciativas simples, como estas, que podem fazer a diferença na gestão, seja ela do comércio de material de construção, de qualquer outro tipo de varejo ou, ainda, de qualquer outro tipo de negócio. Está na hora de utilizarmos as novas ferramentas da comunicação que estão à nossa disposição. Organize seu segmento, seu comércio de bairro, ou mesmo a grande empresa onde trabalha. Aproveite este exemplo de sucesso para fazer a diferença em seu ramo, quem sabe você também não pode transformar seu setor?




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;