Automóveis Titulo
Estados unidos ultrapassam a China
Do Diário do Grande ABC
08/06/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


De acordo com dados da Jato Dynamics do Brasil, que fornece informações sobre os números de vendas do setor automotivo, o mês de abril foi marcante para o mercado norte-americano. Os Estados Unidos ultrapassaram a China nas vendas, com crescimento de 17,9% em comparação ao mesmo período de 2010. O Japão elevou o número de vendas de veículos em apenas 3,5%. O terceiro lugar ficou com a Alemanha, com 2,8% de alta em abril.
Segundo a organização, os dados chineses incluem apenas veículos de passeio - para o restante dos países os números englobam carros e comerciais leves.
O Brasil estaciona na quarta colocação, com 4,2% a mais nas vendas de veículos em abril, comparado ao ano passado.
Rússia e Índia cresceram 42,4% e 14,1%, respectivamente, em relação ao ano anterior. O Canadá fecha o ranking na décima posição, com aumento de 6,8% no mesmo período.
Do outro lado da moeda, França, Japão e Itália tiveram queda em abril, com 10,3%, 47,4% e 1,1%, respectivamente.
Já no acumulado do ano, de janeiro a abril, em relação ao mesmo período de 2010, o pódio sofre alterações. O mercado chinês mantém a liderança com 621.432 veículos vendidos a mais que os Estados Unidos.
O Japão, que caiu significativos 28,4%, ocupa o terceiro lugar e a Alemanha fica na quarta posição (com alta de 11,2%).
Em relação às montadoras, a Volkswagen liderou as vendas em abril, com alta de 14,2% se comparado ao mesmo mês de 2010. Em segundo lugar aparece a Ford, com aumento de 13,4% e a Toyota, agora em terceiro, com queda de 18,7%. A Chevrolet ocupou o quarto lugar, com alta de 18,6%. A Hyundai, na quinta posição, cresceu 21,3%.
Mas, se considerarmos o acumulado do ano, a Toyota continua em primeiro, mesmo com a queda de 8,6%. Na sequência estão Volkswagen e Ford.
Um dos destaques da pesquisa vai para a Kia que, ocupando a oitava posição, obteve 22,7% de aumento nas vendas entre janeiro e abril deste ano, em comparação com 2010.
"Devido aos feriados no Brasil, a transição entre março e abril teve queda de 5,5%. Além disso, neste período o governo adotou medidas para driblar a inflação, contendo o acesso ao crédito", diz João Carlos Rodrigues, diretor de vendas da Jato Dynamics do Brasil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;