Cultura & Lazer Titulo
China censura mais uma vez o cineasta Jiang Wen
Do Diário do Grande ABC
13/07/2000 | 11:38
Compartilhar notícia


A censura chinesa decidiu punir o ator e diretor de cinema Jiang Wen, premiado no Festival de Cannes por seu filme Guizi Lai Le (Devils on the Doorstep), considerado insuficientemente patriótico pelo regime comunista.

Segundo fontes ligadas aos cineasta, Jiang Wen foi censurado na televisao durante sete anos, medida similar adotada no ano passado contra os diretores de cinema que nao receberam aprovaçao das autoridades.

O chamado "Depardieu chinês" foi contactado por representantes do Departamento de Censura que lhe comunicaram a decisao, indicou o mesmo familiar. Jiang declarou que nao podia dar crédito a essa decisao, tomada sem notificaçao escrita pelas autoridades. "Ouvi falar disso, mas nao recebi qualquer notificaçao oficial", enfatizou.

O diretor indicou que havia solicitado em sete ou oito ocasioes ser recebido pelos responsáveis, mas os mesmos responderam que nao têm tempo. "Acho que querem me evitar", acrescentou.

Jiang Wen desafiou as autoridades ao apresentar seu filme em Cannes antes de receber o visto da censura do todo-poderoso departamento do filme, organismo que fez pressao, em vao, sobre os organizadores do festival para que retirassem o filme Guizi Lai Le do mesmo.

Segundo documentos que circulam nas páginas de Internet chinesas, o comitê de censura do Departamento do Filme acha que a obra de Jiang Wen - que transcorre durante a guerra chinesa-japonesa de 1937-45 - nao utiliza a fibra patriótica e "deforma gravemente a história".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;