Internacional Titulo
Historiador pedirá exame de DNA de San Martín
Por Do Diário do Grande ABC
02/08/2000 | 12:29
Compartilhar notícia


O historiador argentino Hugo Chumbita anunciou nesta quarta-feira que pedirá ao Senado para ordenar um exame de DNA nos restos do prócer general José De San Martín, que seria filho de uma relaçao fugaz entre Diego de Alvear e uma índia guarani.

``Um fio de cabelo é suficiente para a prova de DNA. Com elementos mínimos, a tecnologia atual está em condiçoes de determinar uma verdade histórica a partir dos restos de Diego de Alvear e José de San Martín', declarou Chumbita. O Libertador figura até agora como filho de Juan de San Martín e Gregoria Matorras.

Chumbita, professor de história da Universidade de Buenos Aires, tentará provar que o Libertador foi concebido depois de uma relaçao amorosa entre Alvear e uma criada índia, baseando-se em supostos documentos manuscritos de San Martín, que teria dito em várias ocasioes ser ``filho de uma mulher das missoes'.

``Vamos levar ao Senado todos os documentos que temos, alguns inéditos, que confirmam a hipótese de que San Martín era filho de Diego de Alvear e uma índia guarani', acentuou Chumbita em suas declaraçoes.

O historiador se apóia em documentos fornecidos por descendentes de Diego de Alvear e Ponce de León.

San Martín (1778-1850) morreu exilado na cidade francesa de Boulogne Sur-Mer.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;