Internacional Titulo
Sharon viaja a Moscou para pedir apoio
Por Da AFP
02/11/2003 | 19:00
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, chegou na tarde deste domingo a Moscou, na Rússia, para uma visita de três dias, durante a qual se reunirá com o presidente russo Vladimir Putin.

A visita acontece três dias depois de a Rússia ter apresentado ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) um texto que defende a aplicação obrigatória do ‘Mapa da Paz’, o plano internacional de paz para resolver o conflito israelense-palestino.

Sharon tentará convencer Putin a renunciar a esta iniciativa. A reunião entre Sharon e Putin acontecerá na tarde desta segunda-feira, informou a embaixada de Israel em Moscou.

"Não queremos que o Conselho de Segurança ratifique o ‘Mapa da Paz’ porque temos sérias reservas sobre a questão", frisou a ministra da Integração, Tzipi Livni, que acompanha Sharon.

Sharon proporá a Putin um fortalecimento da cooperação "contra o terrorismo islâmico, que afeta os dois países", informou um membro da delegação israelense. Também abordará o tema do programa nuclear do Irã, considerado como a maior ameaça estratégica.

O "Mapa da Paz", elaborado pelo Quarteto (União Européia, ONU, Estados Unidos e Rússia), foi aceito tanto por Israel como pela ANP, mas Sharon listou 14 reservas à sua aplicação. Este plano prevê o fim da Intifada, a interrupção da colonização israelense nos territórios ocupados e a criação de um Estado palestino antes de 2005.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;