Palavra do Leitor Titulo
Sem Educação, sem futuro para o País

Se a Educação é o futuro da Nação, isso poucos questionam

Dgabc
15/10/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

Se a Educação é o futuro da Nação, isso poucos questionam devido à obviedade na constatação. Afinal, como um país deseja se desenvolver sem dar Educação de qualidade à população e sem preparação de mão de obra capacitada para atender às demandas do mercado de trabalho? Mesmo assim, o ensino no Brasil ainda é preocupante e se torna questionável se o preparo de nossos jovens acompanha o desenvolvimento econômico gerado nos últimos anos.

O Brasil poderia se encontrar em situação social e econômica superior, se a Educação fosse melhor. Isso quem diz é a Unesco, que apontou para uma realidade preocupante nas escolas brasileiras, em relatório publicado no ano passado. De acordo com a organização, o nosso País tem alto índice de repetência no Ensino Fundamental, na casa dos 18% (o mais elevado na América Latina) e bem acima da média mundial, apontada em 2,9%. O mesmo estudo ainda alertou quanto ao elevado índice de brasileiros que abandonam os estudos já no primeiro ano do Ensino Básico.

Corroborando com essa realidade, revista de grande circulação nacional nos trouxe mais dados que servem de alerta sobre a situação do Ensino Médio no Brasil. Segundo reportagem, dos 23,9 mil colégios públicos e particulares submetidos ao Exame Nacional do Ensino Médio, apenas 6% dessas instituições tiveram desempenho semelhante aos dos países desenvolvidos.

Além da necessidade de melhorar o desempenho educacional nas salas de aula, a família também tem um papel indispensável para a formação do caráter e valores morais do aluno, assim, sem poder haver transferência de responsabilidade. Sensos de justiça, cidadania e responsabilidade sobre os atos são obtidos principalmente por meio dos pais. Se o lar não ajuda a inserir o sentimento de respeito coletivo a uma criança, podem ter certeza de que a escola terá ainda mais dificuldade em desenvolver essa lição.

Portanto, torna-se importante que os dois lados andem juntos: o Brasil precisa eleger a Educação como grande prioridade, assim como a família precisa colaborar para inserir valores ao jovem para incluí-lo na sociedade. Sem um ensino de qualidade, o desenvolvimento de nosso País, seja econômico ou social, nunca chegará aos patamares existentes nos países desenvolvidos.

José Ricardo Dias é vereador pelo PSB de Santo André.

PALAVRA DO LEITOR

Vai travar

Há a evolução das indústrias de veículos e outras fábricas se instalando em nosso País. Se olharmos carros por habitante, no Brasil existe campo para se produzir veículos por muitos anos. Só que na contramão está a falta de planejamento das cidades e do Estado para que se tenha espaço para colocar tantos veículos e poder trafegar sem travar todo o trânsito. Devemos lembrar que a cada dia são milhares de carros novos adentrando ao já falido tráfego urbano. Na verdade, o automóvel está ficando igual a celular, todo mundo quer ter um ou dois. Talvez não haja uma única solução, seriam necessárias muitas alternativas. É necessário o envolvimento de todos para o bem comum na melhoria da circulação no trânsito. Se cada um de nós só ficar nervoso atrás do volante com os congestionamentos todos os dias, nada será resolvido.

Ivanir de Lima
São Bernardo

Saúde x descaso

Definitivamente, a desfaçatez não tem limites no Brasil. Enquanto Dilma fecha os olhos para a realidade e, como seu antecessor, não sabe de nada, é noticiado que o maior antro de corrupção é o setor da Saúde, e agora vem outra denúncia: de que tais verbas se destinam a academias de ginásticas e lazer. E, apesar de tais denúncias, persiste, por trás das cortinas, em querer implantar outra CPMF para o setor. Ninguém ligou um fato ao outro quando a presidente foi se vangloriar na ONU sobre a ‘fantasia' da Saúde no Brasil. E ainda têm desavisados que aplaudem tanto descaso e hipocrisia.

João Roberto Gullino
Petrópolis (RJ)

Samu

Municípios que detêm equipamentos de Saúde como viaturas de pronto atendimento (Samu) necessitam de orientação administrativa de manutenção de frota veicular competente, por ser patrimônio público extremamente importante. Portanto, gestores públicos com vocação e comprometimento com a coisa pública e conhecimento técnico sobre esses equipamentos tão complexos precisam ser identificados no seio da máquina pública, do contrário já começa ser motivo de denúncia pela imprensa do descaso e abandono. Os escândalos sobre a má gestão dessa frota disponibilizada pelo Ministério da Saúde aos variados municípios no País demonstram que muitos estão despreparados para assumir responsabilidades.

Gércio Vidal
São Bernardo

Sincronismo

A segunda edição da Marcha contra a Corrupção, realizada no Dia das Crianças, perdeu adeptos. Infelizmente. Em Brasília, talvez até pelo odor maior das maracutaias, 20 mil manifestantes compareceram demonstrando indignação pela contínua rapinagem do erário. Em São Paulo, de população de 11 milhões de habitantes, apenas 2.000 participaram. Sinal de que o paulistano está feliz com a situação. E se lembrarmos que, entre venda de jornais diários e revistas semanais que publicam as mazelas deste País, alcançam tiragem de quase 10 milhões de exemplares, e somente com 50% desses leitores mais bem informados saindo às ruas, seria o suficiente para dar choque de civilidade nos vis que estão enfronhados nas nossas instituições. Um país é reflexo de seu povo! Ou por omissão, ou porque também gostamos de levar vantagem, de certa forma somos fiadores da impunidade.

Paulo Panossian
São Carlos (SP)

Outro Lalau

Conselheiro do TCE pego em desvio de verbas! Procuradoria-Geral afasta por improbidade conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Eduardo Bittencourt de Carvalho, que desviou cerca de R$ 50 milhões nos últimos 14 anos, que pela idade avançada será mais um Lalau da vida. Ficará ‘doente' na cadeia e responderá por seu crime em prisão domiciliar, regado a conforto, namorada e com tudo pago pelo próprio delito. Duvido que responderá por seus atos na cadeia como qualquer brasileiro comum. Será devidamente salvo e amparado pelos seus ‘amigos' da Justiça! Escrevam!

Beatriz Campos
Capital




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;