Internacional Titulo
Abbas pede o fim do boicote contra Yasser Arafat
Da AFP
04/09/2003 | 10:31
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro palestino, Mahmud Abbas (Abu Mazen), pediu nesta quinta-feira uma "solução para os problemas entre o governo palestino e a presidência", se referindo à luta por poder entre ele e o presidente da Autoridade Palestina, Yasser Arafat.

"Não nego a existência de problemas entre o governo e a presidência da Autoridade Palestina", declarou o primeiro-ministro, que apresentava o balanço de seu mandato, que tem pouco mais de quatro meses. "Esses problemas devem ser solucionados", acrescentou.

O primeiro-ministro palestino também pediu aos Estados Unidos o fim de seu boicote contra Yasser Arafat, a quem chamou de "presidente constitucional e legítimo" dos palestinos e seu "líder histórico". "A posição americana em relação a Arafat, inspirada na opinião do governo israelense, é completamente rejeitada pelo restante da comunidade internacional", disse Abbas.

Em um discurso ao Parlamento palestino reunido em Ramallah, Abbas também acusou o governo israelense de ser o responsável pela atual crise no processo de negociações. "Eles destruíram a trégua", declarou Abbas ao comentar a atuação do governo do primeiro-ministro israelense Ariel Sharon, depois de ter mencionado os "assassinatos" de ativistas palestinos cometidos recentemente por Israel e o "muro racista" que o Estado hebreu está construindo ao longo da linha de fronteira com a Cisjordânia.

Em outro momento de seu discurso, Abbas rejeitou a idéia do uso da força contra a oposição palestina, em particular contra o Hamas e a Jihad Islâmica, os dois principais movimentos islamitas."Não tratamos a oposição com métodos policiais, e sim com o diálogo", disse.

Nomeação - O primeiro-ministro palestino deve anunciar nesta quinta-feira que pretende nomear Saeb Erakat como chefe das negociações oficiais com Israel, informou o próprio Erakat à imprensa. "Abu Mazen anunciará em seu discurso o meu retorno como alto responsável das negociações pelo lado palestino", afirmou Erakat, que pediu demissão do mesmo cargo no mês de maio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;