Internacional Titulo
Toyota investiga inserçao de textos satânicos em propaganda
Por Do Diário do Grande ABC
19/12/1999 | 17:13
Compartilhar notícia


A filial francesa do primeiro construtor de automóveis japonês Toyota anunciou domingo que investiga a origem dos textos e imagens satânicas furtivas que teriam sido introduzidos no filme publicitário de seu último veículo, Yaris Verso.

``Uma cruz de sangue vermelho, apelos ao suicídio, poder da Lua, ``beleza da escuridao': a Toyota França foi informada da presença desses textos por um jornalista do diário Le Parisien, que denunciou a existência deles.

``Ainda nao conseguimos contactar a nossa agência de publicidade para lhes pedir explicaçoes', informou domingo Philippe Boursereau, diretor de relaçoes públicas da Toyota França.

``Se efetivamente existirem essas imagens, nao sabemos em que momento puderam ser introduzidas no filme', explicou Boursereau.

A campanha publicitária está sendo divulgada em toda a Europa: ``Alertamos todos os países envolvidos, sem conseguir informaçoes até o momento', indicou Boursereau. ``Vimos o filme mas nao dispomos de um leitor de vídeo bastante sofisticado para distinguir essas mensagens', destacou Boursereau.

Sem serem invisíveis a olho nu, esses textos esotéricos, em francês e em inglês, aparecem durante algumas fraçoes de segundos, passando desapercebido ao telespectador. ``Esse tipo de discurso parece-se com os delírios dos movimentos satanistas', revelou a Associaçao de Defesa das Famílias e Indivíduos (ADFI), que luta contra as seitas.

O título do anúncio publicitário, `O Despertar', interpretado por especialistas como um tema das seitas pentecostais (seitas cristas apocalípticas), relacionado ao suicídio, `refere-se ao despertar da esposa grávida que, no começo do filme, pede ao marido para cronometrar seu tempo até chegar à maternidade', alega Boursereau.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;