Memória Titulo
Um carpinteiro em São Caetano

Nesta data, 4 de fevereiro, há 100 anos, João José de Sampaio desembarcava em Santos...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
04/02/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Nesta data, 4 de fevereiro, há 100 anos, João José de Sampaio desembarcava em Santos, vindo de Portugal no navio "Navarra". Foi o primeiro a chegar. Esposa e filhos chegariam no ano seguinte. Fixaram-se em São Caetano.

Quem lembra da efeméride familiar é o professor José de Souza Martins, que nasceu na casa dos avós, na então Rua Rio Grande do Norte, nº 184, atual Rua José do Patrocínio.Lembranças

Texto: José de Souza Martins

Meu avô era carpinteiro. Conheci sua bancada, que ele conservava com as ferramentas esmeradamente cuidadas, num cômodo dos fundos de sua casa. Nasceu em São Miguel do Freixo de Cima, Concelho de Amarante, Distrito do Porto, na região do Douro, terra do vinho verde. Ele é personagem e referência de várias passagens do meu livro de memórias - "Uma Arqueologia da Memória Social". 

Em São Caetano, foi sócio da União Operária, como o foi um dos filhos e o foram vários sobrinhos, todos carpinteiros. Os sobrinhos montaram na Rua Senador Vergueiro a Carpintaria Paratodos. Um deles, separadamente, meu tio Manuel Ribeiro, que se casou com a prima Isaura, irmã de meu pai, teve famosa carpintaria que ia da Rua Manuel Coelho à Rua Santa Catarina, ao lado do linhão da Light, bem no centro.

Meu avô, que era analfabeto, construiu diversas casas ao lado da sua, na esquina da Rua Paraíba com José do Patrocínio, pelo menos sete, mais algumas nas proximidades. Praticamente, deixou uma casa para cada neto. Um bisneto, o premiado teatrólogo Vladimir Capella, ainda mora numa dessas casas, ao lado daquela em que ele viveu quase até o fim da vida. Outros bisnetos moram por lá, como minha prima Rosa Maria.

Tinha o hábito de fazer todos os anos o seu próprio vinho. Não dispensava um copo da bebida no almoço e outro no jantar. De manhã, seu café era um prato de broa de milho embebida em vinho. Lembro dele pisando as uvas num barril, preparando as garrafas para o engarrafamento e, depois, enterrando-as na areia, no porão de sua casa. Meu primo, José Luiz Borracha, que era muito pequeno nesta época, quando cresceu e casou foi morar na casa desse avô. Anos depois, encontrou no porão numerosas garrafas enterradas na areia, técnica que meu avô usava para evitar a oxidação do vinho. 

Ele deixou em São Caetano extensa família. Está sepultado no Cemitério da Vila Paula, em São Caetano. Tinha o estranho hábito de visitar o túmulo da família todos os domingos de manhã. Ia para lá bem cedo e só voltava na hora do almoço. Velava os filhos que se foram antes dele. Dos três filhos que teve, os dois filhos homens morreram antes dele, um deles solteiro (o que foi porta-bandeira da União Operária). 

Ressurge um hospital - 6
Texto: Mario Porfírio Rodrigues

19-12-1946 - Registrados a ata de fundação e os estatutos sociais da Sociedade Beneficente Hospitalar São Caetano.
25-11-1947 - Adquirido terreno na Rua Espírito Santo, nº 277, para a construção do Hospital Beneficente São Caetano.
7-12-1947 - São Caetano, em festa, assiste ao lançamento da pedra fundamental do hospital.

EM 4 DE FEVEREIRO DE...
1962 - Escola Técnica de Comércio Cacique Tibiriçá, de São Bernardo, celebra na Matriz da Boa Viagem missa solene de formatura das novas turmas do ginásio e colégio comercial.
Entre os formandos do colégio estavam Décio Hermes Cestari, Elói Bof, Sidnei Próspero e Waldomiro Puglia.
Concluíam o ginásio, entre outros tantos, os alunos Bernardo Versolato, Bruna Bechelli, Celso Mendes Quintella, Hélio Beber, Jovani de Lima, Marly Botelho Frazão, Neuton Capitânio, Olivio Catelan, Roberto Antonio Bonisio, Waldemar João Negretti e Waldomiro Zampieri.

Trabalhadores (*)
109 - Primo Ceccon, 43 anos, italiano de Pievi. Operário. Residia à Rua Honduras, 23.
110 - José Barbosa, 62 anos. Natural de Mogi Mirim (SP). Operário. Residia à Rua da Memória, 2.
111 - Benedito Macedo, 50 anos. Natural de Pindamonhangaba (SP). Foguista. Residia à Avenida Brasil, 582. 
(*) Trabalhavam na Rhodia.
Fonte - 2º Livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC. Ano: 1957. Presidente: Trajano José das Neves.

MUNICÍPIO PAULISTA
Dois Córregos. Criado em 1874, quando se separa de Brotas.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quinta-feira, 4 de fevereiro de 1982

Destaque - Parque de diversões que foi cassino volta a funcionar no Centro de Santo André.
Santo André - Moradores pedem canalização do Córrego Apiaí.
Diadema - Trinta logradouros públicos ganham nomes. Em Eldorado, nasce a Rua André Mussolino, em homenagem ao ex-presidente da SAB local; na Vila Goyotin, a Rua Sotoe Shimizu, em homenagem à mãe do diretor da Câmara, Koji; ruas do Jardim Ruyce recebem os nomes de barões.
Movimento sindical - Scania nega dispensas; ministro admite alterações na CLT; sindicatos debatem greve geral; vereador José Mendes Botelho assume Sindicato dos Ferroviários.
Primeiro de Maio - Emilio Sortino é o novo presidente do clube; ganhou da chapa de Djalma de Abreu.
Polícia - Advogada comandava gang de assaltantes a bancos.

NEWS SELLER HÁ 50 ANOS
Domingo, 4 de fevereiro de 1962

Santo André - Câmara discute o asfaltamento de vias públicas pago pelo contribuinte em 10 prestações. A ideia é que a obra seria realizada nesses termos desde que 60% dos moradores concordassem, entrando em contato com a Prefeitura.
São Bernardo - Retirados os postes de madeira da CTB (Companhia Telefônica Brasileira) ao longo da Rua Marechal Deodoro.

NAS ONDAS DO RÁDIO
TRIANON AM (740) - UNIVERSAL AM DE SANTOS (810). Quinta Avenida. Hoje: Orquestra da Casa Loma, famosa na Era do Swing; cantores Engelbert Humperdinck e Carmen McRae, a diva do jazz; amanhã: Duke Ellington e banda; Ella Fitzgerald. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h. Na internet: www.trianonam.com.br e www.quintaavenida.mus.br.

SANTOS DO DIA 
José de Leonissa, Remberto e Joana de Valois.
Fonte: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2012.

Na foto, Santo Antonio. Esculpido entre os séculos 17 e 18. Peça de um só bloco de barro cozido, com características portuguesas.
Fontes: Museu de Arte Sacra de São Paulo; Andréa Maria Zabrieszach Afonso dos Santos, museóloga; foto: Iran Monteiro; Contatos: 3326-1373 - 5393-3336; mas@museuartesacra.sp.gov.br.

FALECIMENTOS

SANTO ANDRÉ
Carmem Nakama, 95. Natural de Prainha (SP). Dia 31. Cemitério Parque Pousada da Paz.
Marta Hodel, 86. Natural da Lituânia. Dia 1º. Cemitério Camilópolis.
Nair Teixeira, 78. Natural de Mococa (SP). Dia 29. Cemitério Cristo Redentor, em Vila Pires.
Willy Wolf, 72. Natural de Pedro de Toledo (SP). Dia 31. Cemitério Cristo Redentor, em Vila Pires.
Maria Antonia Nivaldo de Souza, 65. Natural de Ipanema (MG). Dia 1º. Cemitério Curuçá.
Carlos Augusto Ferreira, 61. Natural de Porto Real do Colégio (AL). Dia 31. Cemitério Curuçá.
Sírio Marzano, 55. Natural da Itália. Dia 30. Cemitério Camilópolis.Andréia Inocência da Silva, 39. Natural de Santo André. Dia 31. Cemitério Curuçá.

SÃO BERNARDO
Antonia Catena de Moraes, 75. Nascida em São Paulo, em 30-9-1936, filha de João Catena e Francisca Leiva Catena. Era casada com Américo de Moraes, ex-vereador de São Bernardo. Dia 1º. Cemitério de Vila Euclides.
Nestor Ribeiro, 78. Natural de Maria da Fé (MG). Dia 1º. Cemitério da Paulicéia.
Oswaldo Rodrigues da Silva, 72. Natural de Júlio de Mesquita (SP). Dia 31, em Santo André. Jardim da Colina.
Ivo Ferreira da Silva, 64. Natural de Valparaíso (SP). Dia 1º. Cemitério dos Casa.
Maria Odila Marquesini Bueno, 58. Natural de Bocaina (SP). Dia 1º, em Santo André. Jardim da Colina.
Ademilton Barbosa de Lira, 46. Natural de Bonito de Santa Fé (PB). Dia 29. Cemitério dos Casa.

SÃO CAETANO
Sebastião Pereira de Souza, 83. Natural de São Sebastião do Paraíso (MG). Dia 15. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.
Antonio Iamnhuk, 71. Natural de São Caetano. Dia 31, em Santo André. Cemitério São Caetano, em Vila Paula.
Roberto Martin, 56. Natural de São Caetano. Dia 14. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

MAUÁ
Arnaldo Alexandre de Melo, 76. Natural de Serra d'Água (AL). Dia 31, em Santo André. Cemitério Santa Lídia.

Serviços Funerários: Santo André - 4433-3544; São Bernardo - 4330-4527; Diadema - 4056-1045; Mauá - 4514-7399; Ribeirão Pires - 4828-1436; Rio Grande da Serra - 4820-4353.

Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;