Cultura & Lazer Titulo
Site oferece histórico de nomes e sobrenomes
Por Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário OnLine
30/06/2004 | 13:21
Compartilhar notícia


Você sabe quem são seus antepassados, quando eles chegaram ao Brasil e quantas ramificações possuem? E a história do seu nome, você conhece? Por meio do site do Projeto Imigrantes, que realiza essas pesquisas há 70 anos, é possível saber tudo isso e muito mais.

Navegando é possível saber se os seus antepassados possuíam registro quando vieram para o Brasil por meio de uma requisição pela qual paga-se um preço. No entanto, fornecendo seu sobrenome o Projeto Imigrantes envia pela web ou pelos correios uma listagem com os nomes, nacionalidades, datas e idade com que chegaram aqui.

Também é possível obter um certificado com esses dados, além de saber o local onde foram obtidas as informações.

O internauta também pode encomendar por e-mail o brasão de sua família. As cores e os elementos possuem significados que são explicados no site. O brasão vem impresso em papel fotográfico A4, chaveiro ou boné.

Pela Internet é possível ainda requisitar a origem do seu nome. Existem mais de sete mil registros e o usuário pode escolher entre o histórico simples ou o detalhado. A explicação também vem impressa em papel A4 ou em um chaveiro.

Existe um link que explica a imigração de diversas nacionalidades, como quando vieram os primeiros imigrantes, em qual região se instalaram e onde se concentram mais atualmente. Fotos da época em que muitos chegaram ao país também estão disponíveis no site.

O internauta pode ainda descobrir se tem dupla cidadania e, caso possua, o Projeto Imigrantes oferece as principais normas e procedimentos de vários países para obter o registro da outra nacionalidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;