Internacional Titulo
Quarteto condena ataques palestinos e colônias israelenses
Por Do Diário OnLine
Com AFP
26/09/2003 | 14:43
Compartilhar notícia


O Quarteto de Madri, integrado por Estados Unidos, Rússia, União Européia e a Organização das Nações Unidas, condenou nesta sexta-feira os ataques palestinos e a colonização israelense nos territórios ocupados. O grupo se reuniu em Nova York, à margem da Assembléia Geral das Nações Unidas, para discutir a aplicação do mapa da paz no Oriente Médio.

"Cada parte deve fazer mais para contemplar direta e simultaneamente as maiores preocupações do outro, como está descrito no plano de paz", declarou o secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, que leu uma declaração conjunta. O documento foi assinado ainda pelo secretário americano de Estado, Colin Powell, o chanceler russo, Igor Ivanov, e o chefe da diplomacia italiana que representa a UE, Franco Frattini.

O mapa da paz, organizado pelo Quarteto, aponta as etapas para se chegar a um acordo entre israelenses e palestinos e pacificar a região. O plano, considerado por muitos como a última oportunidade de paz no Oriente Médio, prevê o fim da violência, o desarmamento dos grupos palestinos, a suspensão da colonização judaica nos territórios e a criação de um Estado palestino até 2005.

O recente ciclo de atentados e represálias e a queda do primeiro-ministro palestino, Mahmoud Abbas, bloquearam nas últimas semanas o processo de paz. Ahmed Qureia foi designado para o lugar de Abbas, mas até o momento não conseguiu formar o novo governo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;