Internacional Titulo
Espanhóis são a favor de casamento entre gays, diz pesquisa
Da AFP
10/06/2004 | 10:25
Compartilhar notícia


Cerca de 60% dos espanhóis são a favor do casamento entre homossexuais, segundo uma pesquisa do instituto Gallup publicada pela imprensa local esta quinta-feira. O governo do país já prometeu legalizar a união entre pessoas do mesmo sexo.

Entre os entrevistados, 61,2% afirmaram que eram a favor da legalização do casamento homossexual e 20,8% se posicionaram contra. A pesquisa ouviu mil pessoas no mês de março.

Sobre a adoção de crianças por casais homossexuais, 54,1% se declararam a favor desta iniciativa, enquanto 27,5% afirmaram o contrário e 18,4% não responderam ou afirmaram que eram indiferentes.

As mulheres são as que mais apóiam a legalização da adoção para casais homossexuais, com um índice de aprovação de 61,2%, enquanto entre os homens esse número cai para 46,3%. Elas também são mais favoráveis (65,4%) do que os homens (56,5%) em relação ao matrimônio entre pessoas do mesmo sexo.

Sobre os dois temas, os jovens são mais progressistas do que as pessoas mais velhas, já que 82,7% dos entrevistados entre 15 e 24 anos são a favor do casamento entre homossexuais, enquanto 48,4% das pessoas acima dos 65 anos são contra.

Em várias ocasiões após sua vitória nas eleições gerais de 14 de março passado, o socialista José Luis Rodríguez Zapatero, anunciou que seu governo modificará o Código Civil para reconhecer direito ao casamento para os homossexuais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;