Política Titulo Após 7 mandatos
Cida Ferreira perde protagonismo no MDB de Diadema

Inelegível e com sigla em baixa, ex-vereadora é substituída por recém-filiado na presidência

Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
07/07/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
DGABC


Após sete mandatos consecutivos na Câmara de Diadema e de ser a principal liderança do MDB na cidade por décadas, a ex-vereadora Cida Ferreira perdeu protagonismo na sigla e deixou o comando do diretório do partido. A ex-parlamentar foi substituída na presidência da legenda por figura recém-filiada.

Desde abril, o MDB diademense tem sido comandado por Fernando Belem Gomes, que é debutante na política e que também se filiou no partido na mesma ocasião em que assumiu a direção da sigla.

Tanto Gomes quanto a ex-vereadora garantiram que a mudança se deu de forma “amistosa”. A troca, porém, ocorre em momento em que o MDB amarga sua pior fase na cidade. Desde antes mesmo do período de redemocratização do País (1985) a legenda nunca ficou sem representante do Legislativo – garantiu cadeira em 11 das 14 legislaturas. Nos últimos anos, Cida era o único nome do partido na casa. No pleito de 2016, porém, a então vereadora decidiu sair candidata a vice na chapa do também então parlamentar Vaguinho do Conselho (PRB) – foram derrotados no segundo turno pelo prefeito Lauro Michels (PV). Na disputa por cadeira no Legislativo, apenas o PRB elegeu representantes (Cicinho, Ricardo Yoshio e Pastor João Gomes).

Em janeiro, o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) manteve Cida e Vaguinho inelegíveis até 2024. A dupla foi condenada pela Justiça eleitoral de Diadema por abuso do poder econômico ao pedir votos durante culto em igreja evangélica.

Cida assumiu seu primeiro mandato em 1989, quando herdou o espólio eleitoral do marido, o então vereador Jorge Ferreira (morto em 1987). Desde então, teve cadeira garantida até a última legislatura (2013-2016).

Ao Diário, Cida elogiou o novato e descartou deixar o MDB. “Estou no partido desde 1988 e não seria de uma hora para outra que sairia”, disse. Gomes, por sua vez, alega que a escolha pelo seu nome leva “renovação” e “reposicionamento” do partido na cidade. O atual mandatário antecipou que o MDB apoiará a provável candidatura ao Paço de Taka Yamauchi (PSD), atual secretário de Obras de Ribeirão Pires. “Queremos eleger um ou dois vereadores em 2020.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;