Automóveis Titulo Sem dinheiro
Desespero à frente do pedágio

Sem dinheiro, cheque ou TAG eletrônico, único jeito é assinar documento e voltar depois para pagar

Por Nilton Valentim
12/04/2019 | 08:54
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Quando entra em uma estrada o motorista já sabe que terá de passar pelas cabines de pedágio e que terá de pagar a taxa correspondente para prosseguir viagem. Entretanto, seja por descuido, esquecimento ou qualquer outro motivo, pode acontecer de não dispor de dinheiro nem ter instalado no veículo o TAG para pagamento eletrônico. A situação, que a princípio parece vexatória, não é o fim do mudo, pois pode ser resolvida.

As concessionárias oferecem ao condutor a opção de assinar um documento chamado RD (Reconhecimento de Dívida), pelo qual ele se compromete a, dentro de um período preestabelecido (geralmente cinco dias corridos), quitar o débito. Se não o fizer, estará infringindo o artigo 209 do Código de Trânsito Brasileiro. O não pagamento de pedágio constitui infração grave com multa de R$ 195,23 e mais cinco pontos no prontuário.

Quem já passou por isso sabe o quanto é constrangedor. Ao informar o operador de que não tem dinheiro, ele recebe a ordem para encostar o veículo na frente da cabine. Ali aguarda a vinda de outro funcionário, que anota as características do veículo e dados do condutor, que sai dali com uma cópia da RD e o compromisso de voltar à praça de pedágio para quitar o valor.

O não pagamento por falta de dinheiro ou por ‘furar’ a cancela é classificado como evasão de pedágio. Em 2018, nos trechos Sul e Leste do Rodoanel, que são administrados pela SPMar, foram registradas 61,3 mil.

Em todo o Estado, segundo dados da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), ocorreram 1,6 milhão de casos.
A Ecovias, que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes, não informou os procedimentos que adota em caso de falta de dinheiro para pagamento nem o número de ocorrências.

A SPMar, que, além de dinheiro e TAGs eletrônicos, ainda aceita cheque ou cupons, diz que problema será amenizado quando ocorrer a implantação de postos de serviços ao longo da pista. Uma vez que os motoristas vão contar com serviço de bancos 24 horas.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;